Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro, pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSDB, defendeu a realização de uma “campanha sustentável”, às vésperas do início da campanha eleitoral, a ser oficialmente deflagrada no próximo domingo. Propõe um modelo em que não sejam realizados comícios nem carreatas, com o objetivo de evitar aglomerações e poluição na Capital paraibana. A sugestão do parlamentar coincidiu com o alerta feito pelo secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, paraque os postulantes ao pleito de 15 de novembro obedeçam regras de isolamento social na promoção de eventos de campanha.
Em declarações, ontem, à TV Cabo Branco, o secretário Geraldo Medeiros se disse preocupado com as imagens de convenções partidárias para homologação de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador, em que ocorreram aglomerações, desrespeitando as normas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Medeiros observou que a situação da pandemia de Covid-19 mantém-se relativamente estável na Paraíba por causa do controle rigoroso que tem sido adotado por gestores públicos quanto a planos de flexibilização das atividades econômicas e sociais. Mas preveniu que não pode haver nenhum descuido nesse sentido sob pena de acarretar um retrocesso e provocar até mesmo uma reincidência de casos, o que não é do interesse das autoridades nem da população.
– É preciso ter sempre em mente que a epidemia não acabou – advertiu o secretário Geraldo Medeiros. No entendimento do deputado Ruy Carneiro, é preciso trazer o novo para a cidade de João Pessoa “e as carreatas são o retrato de um jeito de fazer política ultrapassado, que provoca engarrafamentos e poluição, além do gasto desnecessário de combustível, quando os candidatos podem debater soluções para o futuro da cidade de maneira mais saudável”. Ruy Carneiro ressaltou mais: “O tempo não é para isso. Precisamos de um conceito novo, de sustentabilidade em todos os níveis. Os candidatos devem ser escolhidos no campo das ideias, não das aglomerações”.
Na opinião do pré-candidato do PSDB, os comícios também devem ser evitados, já que é impossível manter o distanciamento ideal e impedir que as pessoas fiquem sem máscara nesse tipo de evento. “O mundo ainda está vivendo o drama da pandemia do coronavírus, que já vitimou mais de três mil pessoas somente na Capital da Paraíba. Por isso, é necessário ter responsabilidade e evitar aglomerações, ter o cuidado e respeito com as famílias”, finalizou Ruy Carneiro.