O candidato à prefeitura de João Pessoa Raoni Mendes, do Democratas, assumiu o compromisso, uma vez eleito, de implementar projeto que cria a clínica-escola, um espaço destinado exclusivamente para atender pessoas com autismo de todas as idades na Capital paraibana. A proposta, conforme o democrata, surgiu da necessidade de acolhimento e apoio às famílias que recebem o diagnóstico. Raoni explicou que, além da clínica escola, ele também assumiu o compromisso de construir mais quatro centros de referência da pessoa com deficiência.
– A clínica escola será nosso compromisso e vai ser um local onde saúde e educação se complementam, amparadas em princípios humanizados e em técnicas científicas que se mostram eficazes no tratamento de pessoas com autismo – ressaltou o candidato. A clínica escola terá o objetivo de promover a integração das várias áreas de desenvolvimento do indivíduo portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a fim de atender às suas necessidades socioeducativas e de saúde, de acordo com a pedagoga e analista do comportamento Soraya Barros. “Para isso, o atendimento será individual, ou seja, um profissional para cada indivíduo. O espaço foi idealizado pela defensora dos direitos das pessoas diagnosticadas com TEA, Berenice Piana, e um compromisso do governo Raoni Mendes”, disse Soraya.
Todos os portadores de TEA terão assistência de clínica médica, odontológica e psicológica, conforme a orientação dos profissionais. Essa tríplice assistência será extensiva aos familiares e/ou responsáveis. O atendimento será de caráter individual ou grupal, conforme a necessidade.