Nonato Guedes
O governador João Azevêdo recebeu, ontem, na Granja Santana, em João Pessoa, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocasião em que assegurou que estão sendo devidamente apurados os incidentes ocorridos nos últimos dias 24 e 25 de setembro envolvendo policiais civis e advogados. O governador igualmente reiterou o respeito do governo da Paraíba à Ordem dos Advogados e destacou o trabalho honroso exercido pelas forças de segurança do Estado. Os incidentes foram verificados na Central de Polícia de João Pessoa, quando advogados defendiam constituintes e se sentiram agredidos por policiais no respeito às suas prerrogativas.
O governador João Azevêdo ponderou: “As medidas estão sendo tomadas; vamos seguir o processo legal e tudo será apurado para que se possa saber o que realmente aconteceu. Nós temos e vamos manter o absoluto respeito às instituições, defendemos o estado democrático de direito, mantemos a abertura do diálogo e devemos preservar essa harmonia e não deixar que essa boa relação seja maculada”. O chefe do Executivo ainda destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pela Segurança Pública da Paraíba, que tem alcançado resultados positivos no combate à violência e oferecido respostas à sociedade.
De acordo com seu relato, a Segurança Pública da Paraíba tem sido premiada, por ter conseguido reduzir em 65% os ataques a bancos. “Somos a quinta melhor colocada no ranking de competitividade no país. Esse conjunto de fatores nos faz ter muito orgulho da nossa honrada Polícia”, acrescentou. O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, fez uma avaliação positiva da reunião. Afirmou: “O governador abriu as portas para receber os presidentes nacional, Felipe Santa Cruz, e o presidente estadual, Paulo Maia da OAB, e demonstrou aos dois o compromisso do governo do Estado com a apuração rigorosa e necessária do incidente que aconteceu na Central de Polícia, envolvendo dois delegados e alguns advogados, mas isso será feito garantindo todas as prerrogativas de defesa aos delegados e aos advogados para apurar a verdade do que realmente aconteceu e apresentar à sociedade e à OAB o relatório conclusivo das investigações”.
Fábio Andrade ainda reforçou a destacada atuação da Polícia Civil no Estado e o bom relacionamento da corporação com as instituições. “Este não é um padrão que ocorre na Segurança Pública da Paraíba; ao contrário, a nossa segurança tem uma relação bastante harmoniosa e histórica com a advocacia. Agora, os fatos serão apurados, esclarecidos e as punições acontecerão, se tiverem de acontecer”, completou. Participaram da reunião o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, o presidente da OAB seccional da Paraíba Paulo Maia, além dos advogados Sheynner Asfora, Rômulo Palitot e Karol Lopes, o secretário da Segurança Pública, Jean Francisco Nunes eo delegado-geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto.