Nonato Guedes
A primeira-dama do Estado Ana Maria Lins, ao prestigiar a abertura simbólica da campanha Outubro Rosa, dialogou com a equipe do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, órgão do governo do Estado que é referência na detecção precoce do câncer de útero e mama e destacou a importância do trabalho ali realizado. A campanha se estende durante todo o mês de outubro, mas, para evitar aglomeração, devido à pandemia de Covid-19, o acesso ao CEDC não acontece com demanda espontânea. Os atendimentos são regulados e agendados. Para suprir a demanda, o horário de atendimento na unidade, que normalmente até as 16h – foi estendido até 19h.
Na oportunidade, a primeira-dama Ana Lins comentou que o apoio do governo do Estado às mulheres é prioridade, principalmente no que diz respeito à saúde. “Muitas mulheres carentes não têm condições de ir a clínicas particulares para fazer a prevenção do câncer de mama. Por isso, o trabalho do CEDC é tão relevante, porque ele oferece atendimento gratuito e de qualidade para que todas as mulheres possam ter acesso aos exames”. Ana Lins disse ser importante que as mulheres façam o autoexame das mamas, bem como a mamografia, e que se cuidem. “A prevenção permite que a mulher descubra a doença no estágio inicial, o que facilita muito a sua cara”, alertou a primeira-dama.
A diretora geral do CEDC Roseane Machado enfatizou a importância da campanha e orientou que as mulheres não deixem de realizar os exames por causa da pandemia do coronavírus. “No início da pandemia, verificamos que houve uma diminuição do número de consultas a exames, mas em nenhum momento o serviço fechou. Como estamos em um período de pandemia, articulamos para que o Outubro Rosa acontecesse de forma segura. Então, as gerências regionais de saúde identificaram nos municípios as mulheres que precisariam de um atendimento prioritário para o diagnóstico precoce e todos os atendimentos estão sendo regulados. Não vai acontecer aglomeração porque elas vão vir agendadas”, esclareceu.
Roseane Machado ainda afirmou que durante todo o mês de outubro será disponibilizada uma média de 1.200 a 1.500 mamografias e também aproximadamente 350 biópsias mamárias serão realizadas no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer. Ela destacou também que o reforço se dá devido à campanha Outubro Rosa, mas o CEDC funciona durante todo o ano, com a oferta de consultas com mastologistas, realização de mamografias e de procedimentos intervencionistas guiados por ultrassonografia, entre outros. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do biênio 2020/2021 sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 61,16 casos a cada 100 mil mulheres. Na Paraíba, a estimativa é de 1.120 novos casos de câncer de mama para esse mesmo período, sendo 360 com ocorrência em João Pessoa. Já sobre os casos de câncer de colo de útero, estima-se a ocorrência de 290 novos casos para o Estado e de 60 novos casos para a Capital.