O candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, anunciou, ontem, o compromisso público de congelar os salários de prefeito, vice-prefeito e secretários municipais durante toda a sua administração, a partir de janeiro de 2021, caso seja eleito nas eleições de 15 de novembro. Além disso, anunciou a determinação de cortar carros oficiais e celulares do primeiro escalão. Em declarações a uma emissora de televisão, Carneiro explicou que a economia com as medidas anunciadas será de mais de R$ 10 milhões.
Ele argumentou que a conjuntura pós-pandemia do novo coronavírus exige que todos façam sua parte para a recuperação da economia, o que inclui a redução dos gastos públicos. De acordo com o parlamentar, o compromisso será protocolado nesta sexta-feira em documento a ser registrado em cartório, para que não pairem dúvidas quanto à autenticidade das suas propostas. “A nossa cidade tem 63 mil famílias que vivem com menos de meio salário mínimo por mês. Há, ainda, 38 mil jovens que nem trabalham nem estudam. Temos que fazer alguma coisa para mudar essa situação, a partir de nós mesmos”, considerou o parlamentar-candidato.
Segundo Ruy Carneiro, é seu compromisso lutar por uma mudança de conduta na gestão pública, cabendo à administração municipal, portanto, adotar um modelo de gestão profundamente austero, comprometido com os preceitos da responsabilidade fiscal e de transparência. “Podem ter certeza de que faremos isto assim que assumirmos a prefeitura”, vaticinou ele. O deputado lembrou que em sua vida pública foi autor da lei antinepotismo, do projeto pelo fim do auxílio-mudança para parlamentares e para acabar com a pensão de ex-governadores. Ele igualmente abriu mão e lutou para extinguir o décimo quarto e décimo quinto salários dos congressistas.