Linaldo Guedes
linaldo.guedes@gmail.com
A edição 2020 do Prêmio Grão de Música será online, pela primeira vez. Devido a pandemia, o evento será adaptado para ser realizado sem comprometer a segurança de todas as pessoas envolvidas e interessadas. A cerimônia acontecerá no dia 3 de dezembro, a partir das 19h, desta vez acessível para todo o Brasil e para o mundo. Nela, além das apresentações musicais, todos os premiados e premiadas recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato. A Paraíba está representada no evento com o cantor e compositor Flávio Eduardo (Fuba) e pela organizadora do Grão de Música, Socorro Lira.
Fuba é natural de João Pessoa, foi batizado na cidade de Mari e passou boa parte da infância em Campina Grande. Começou sua trajetória musical nos anos de 1960, em Campina Grande, no conjunto musical “Os Peraltas”, ao lado dos irmãos Pedro Flávio e Paulo Ricardo, do amigo Geovanni Barros e do primo Valério Moura. Chegou a viver quase 20 anos entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas resolveu apostar em fazer sucesso morando na Paraíba, o que tem feito através dos vários CDs gravados e das canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Lenine, Renata Arruda e Jarbas Mariz, além do engajamento no Projeto Folia de Rua no carnaval de João Pessoa.
O disco coletânea reúne uma faixa de cada premiado e premiada e está sendo produzido com previsão de lançamento para outubro. Este ano, ainda trará a presença do Prêmio nas plataformas digitais. O CD físico tem distribuição gratuita e a versão digital fica sempre disponível no site, onde também podem ser ouvidas as coletâneas das edições anteriores. (http://premiograodemusica.com.br)
Sobre o Prêmio Grão de Música, a idealizadora e realizadora, Socorro Lira, explica a inusitada edição deste ano: “Estamos estudando a melhor forma de realizar este ano, com os recursos tecnológicos e econômicos que dispomos. Por agora, podemos já dizer que tanto a organização quanto os premiados e premiadas, participam da cerimônia de premiação a partir de suas casas. Se, por um lado, esse momento traz tantos desafios, por outro também amplia as possibilidades, uma dela, é que poderá ser assistido por um público ainda maior, já que o acesso online é irrestrito”.
Na verdade, o ano já trouxe novidades ao Prêmio – o Circuito PGM em Casa, que aconteceu em duas etapas, entre maio e julho, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores. Todas as ações fazem parte do plano de expansão do PGM, que promete muito mais novidades para 2021. O Prêmio Grão de Música conta com patrocínio da empresa Metanoia – Propósito nos negócios e da editora Palavra Acesa.
O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país.
Os 15 artistas premiados este ano:
Adriana Deffenti (RS)
Aparecida Silvino (CE)
Célia Sampaio (MA)
Darwinson (GO)
Euterpe (RR)
Fuba (PB)
Graça Gomes (AC)
Joana Terra (BA)
Jonathan Silva (ES)
Marfiza (RO)
Nilze Carvalho (RJ)
Osvaldinho da Cuíca (SP)
Patrícia Quinteiro (RJ)
Sergival Silva (SE)
Valéria Oliveira (RN)
Linaldo Guedes é poeta, jornalista e editor. Com 11 livros publicados e textos em mais de trinta obras nos mais diversos gêneros, é membro-fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), mestre em Ciências da Religião e editor na Arribaçã Editora. Reside em Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba, e nasceu em 1968.