Nonato Guedes
A primeira pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Cabo Branco e divulgada na noite desta segunda-feira (5), sobre intenções de voto para a prefeitura de João Pessoa, mostra o ex-senador Cícero Lucena, do Partido Progressistas, numericamente à frente dos demais postulantes, com 18%. No geral, porém, devido à metodologia adotada, configurou-se quadro de empate técnico entre quatro candidatos mais bem posicionados na disputa eleitoral. Nilvan Ferreira, do MDB, pontuou com 15%, enquanto Ricardo Coutinho, do PSB, teve 12% e Wallber Virgolino, do Patriota, registrou 10% das preferências. O Ibope calculou em 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, a margem de erro da pesquisa.
O levantamento, que entrevistou 602 eleitores, tem um nível de confiança de 95%. Além dos quatro candidatos mais bem situados, o deputado Ruy Carneiro, do PSDB, teve 7% de intenções e a ex-secretária Edilma Freire, candidata do PV, somou 5% nas intenções de voto. O ex-deputado Raoni Mendes, candidato do Democratas, tem 2% de intenções de voto, ao passo que Anísio Maia, candidato do PT e João Almeida, do Solidariedade, contabilizaram 1% cada um. Camilo Duarte, do PCO, Carlos Monteiro (Rede), Pablo Honorato (Psol) e Rafael Freire (UP) foram citados mas não atingiram 1% de respostas cada. A candidata Rama Dantas, do PSTU, não foi citada por nenhum dos entrevistados.
No universo pesquisado pelo Ibope, 20% demonstraram intenção de votar em branco ou anular o voto, enquanto os indecisos totalizam 8%. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 deste mês. Levando-se em conta o nível de confiança de 95%, a probabilidade é de que 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e feita de forma presencial, obedecendo protocolos de segurança exigidos pela crise do coronavírus, foi divulgada no telejornal JPB Segunda Edição da afiliada da TV Globo na Paraíba.
A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o protocolo nº PB 07812/2020.