Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro, candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSDB, que obteve 7% de intenções de voto na pesquisa do Ibope-TV Cabo Branco, abaixo de Cícero Lucena, Ricardo Coutinho, Nilvan Ferreira e Wallber Virgolino, criticou o triunfalismo dos postulantes que estão na liderança. Para ele, “candidatos ficha suja, envolvidos com a polícia, distorcem dados da pesquisa”. Ruy preveniu que “o jogo ainda vai começar”. Pessoalmente, garantiu ter recebido com tranquilidade os números do Ibope. “As pessoas estão conhecendo quem realmente tem propostas para a cidade e aqueles que saem na frente ainda têm o nome vivo na mente das pessoas pela lembrança de escândalos de corrupção recentes e passados”.
Ruy acrescenta que basta olhar os números de rejeição para perceber que os eleitores de João Pessoa sabem quem são candidatos como Ricardo Coutinho (PSB) e Cícero Lucena (PP). “Ricardo Coutinho, até dois meses atrás, andava de tornozoleira eletrônica por aí e Cícero Lucena é apoiado pelo grupo do (governador) João Azevêdo. Tanto Ricardo quanto João Azevêdo estão envolvidos no maior esquema de corrupção da saúde na história da Paraíba, com desvios de mais de R$ 134 milhões”, criticou o candidato tucano. Na avaliação de Ruy Carneiro, a população de João Pessoa já mostrou, pela pesquisa, que não apoia projetos familiares de manutenção do poder. Observa, ainda, que a tendência é que candidatos como Ricardo e Cícero continuem crescendo no índice de rejeição. “Esses candidatos representam uma política atrasada e envolvida com grupos de corrupção e o eleitor não aceita mais isso”, alfinetou.
Há 16 anos, Ruy Carneiro foi candidato a prefeito de João Pessoa, sendo derrotado por Ricardo Coutinho. Na época, ele tinha o apoio declarado do então prefeito Cícero Lucena, que concluía seu segundo mandato na Capital e em cuja administração exerceu a Chefia da Casa Civil, pilotando um projeto denominado “Se eu fosse prefeito”. Em 2014, Ruy foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo então senador Cássio Cunha Lima, derrotada por Ricardo Coutinho. Na campanha eleitoral deste ano, Ruy Carneiro tem chamado a atenção pela agressividade no tom contra o ex-prefeito Cícero Lucena. Ele ataca também Ricardo Coutinho, mas demonstra não ter assimilado a aceitação, por Cícero, do apoio do governador João Azevêdo à sua nova postulação.
Ontem, no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, Ruy Carneiro declarou que pretende fomentar a economia criativa e implantar o conceito de cidade inteligente, estimulando o empreendedorismo, melhorando o ambiente de negócios e atraindo investimentos. Para ele, o programa “Invest João Pessoa” é o ponto de partida para atrair investimentos e divulgar o destino para férias, lazer e negócios. “Precisamos fazer o dever de casa buscando empreendimentos e o turista. O Invest João Pessoa é uma ação importantíssima do ponto de vista do desenvolvimento econômico, priorizando o turismo”, comentou durante live do Corecon.
Ruy afirmou que é necessário tornar o ambiente mais competitivo no pós-pandemia, oferecendo benefícios fiscais para as empresas que se instalarem na cidade, isenção de IPTU, tornar menos burocrática a abertura das empresas e oferecer crédito para que o empreendedor tenha condições de investir no seu negócio e se recuperar. Entre as ações previstas está o incentivo à implantação de empresas de tecnologia, cultura e gastronomia no Centro Histórico da cidade. “Quando o micro e pequeno empreendimento fecham, acaba o sonho, gera o desemprego, faltou o Banco Cidadão. Nesse período tão difícil, não consigo entender por que o Banco Cidadão e o Empreender não funcionaram. O Banco Cidadão poderia evitar que o negócio fosse fechado. Precisamos dar condições para que o empreendedor consiga crescer, manter as portas abertas, movimentar a economia”, ressaltou.