Nonato Guedes
Mais um capítulo da briga da direção nacional do Partido dos Trabalhadores com o diretório municipal do PT de João Pessoa. A Executiva Nacional petista protocolou pedido de intervenção no diretório pessoense, com o afastamento de Giucélia Figueiredo da presidência e dos demais integrantes do colegiado. O pano de fundo da medida, que pegou de surpresa a dirigente paraibana, foi a decisão do diretório municipal de João Pessoa de manter a candidatura própria do deputado estadual Anísio Maia a prefeito, enquanto a cúpula em Brasília defende a aliança do PT com o PSB em apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho.
De acordo com informações repassadas por Giucélia, o procedimento da Executiva Nacional foi tomado no final da tarde de ontem, concedendo-se um prazo de cinco dias para a defesa formal por parte da presidente do diretório municipal sobre alegada desobediência à diretriz de coligação com o PSB. A intenção de Giucélia Figueiredo é a de fazer sua defesa oral presencialmente na reunião do diretório nacional, programada para o dia 14, às 14h, e que versará sobre o caso específico da Capital paraibano. Estupefata, Giucélia antecipou sua opinião: “Pela primeira vez na história do nosso partido uma ação tão dramática, extrema, está sendo tomada pela direção nacional. Estamos indignados e essa indignação é fruto da certeza que temos de ter cumprido rigorosamente todos os preceitos legais e políticos, pautados na legitimidade e legalidade que resultaram na candidatura do PT em João Pessoa”.
Apesar de indignada com o comportamento da cúpula nacional, presidida pela deputada federal Gleisi Hoffmann, Giucélia Figueiredo informou que o diretório municipal de João Pessoa permanece dialogando com a alta direção e vale-se de argumentos irrefutáveis para respaldar a deliberação tomada. Além de manifestar preferência pelo apoio à candidatura do socialista Ricardo Coutinho, a direção nacional petista indicou o nome do seu filiado Antônio Barbosa para ser vice de Coutinho através da coligação PT-PSB. A convenção municipal realizada aprovou a coligação com o PCdoB, tendo Percival Henriques como candidato a vice de Anísio Maia, que assegura continuar resistindo às pressões para desistir de um direito legítimo.