Em artigo publicado no site nacional do Partido dos Trabalhadores, o deputado José Guimarães (PT-CE), que coordenou o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, divulgou um levantamento mostrando que o partido não está isolado nas eleições municipais deste ano. Pelos números, no país inteiro o PT apoia 173 candidatos do PDT, que apoia petistas em 134 cidades. Apoia 140 candidaturas do PSB, que por sua vez apoia 117 do PT. O PCdoB recebe apoio do PT em 45 localidades e dá apoio a petistas em 152 cidades. O PT apoia candidatos do Psol em 16 cidades e recebe apoio do partido em 50. Já a Rede tem o apoio do PT em 13 cidades e dá apoio a candidaturas petistas em 29 localidades.
“As alianças comprovam a firme disposição do PT para fortalecer as forças democráticas antibolsonaristas na resistência ao autoritarismo e aos retrocessos patrocinados pelo governo atual em todas as áreas. De todo modo, é importante salientar que, com o fim das coligações e com a cláusula de barreira, é de vital importância aos partidos o lançamento de candidaturas próprias para a divulgação de seus programas”, diz o petista em seu texto.
De acordo com ele, o PT tem hoje em torno de 1.500 candidaturas às prefeituras registradas no Tribunal Superior Eleitoral e cerca de 29 mil candidatos a vereadores e vereadoras em todo o País. “O PT está num processo de reconquista do eleitorado”, frisou o deputado José Guimarães.
Em João Pessoa, o PT nacional trava uma disputa jurídica com o diretório municipal do partido, que optou por candidatura própria ao invés de uma composição com o PSB do ex-governador Ricardo Coutinho, que tem o total apoio da cúpula nacional.