Nonato Guedes
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, divulgou nota lamentando o falecimento da ex-deputada Socorro Marques, ex-prefeita de Vista Serrana, ocorrido neste domingo, 11, no hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. Segundo um dos filhos, a ex-deputada estava hospitalizada em consequência de uma infecção causada por extração dentária. O corpo da ex-deputada será sepultado amanhã, 12, em Vista Serrana, que ela governou por duas vezes.
Socorro Marques faleceu aos 86 anos de idade, foi deputada por dois mandatos e deixou oito filhos, dos nove (Enemarques, in memoriam) que teve com seu falecido marido, o agente fiscal Enéas Dantas Filho. Economista, contadora e servidora pública estadual aposentada, Socorro Marques ingressou na política por influência familiar, na cidade que integra a região de Patos, nas Espinharas. O presidente Adriano Galdino expressou solidariedade à família e declarou: “É uma grande perda para a Paraíba e, em particular, para Vista Serrana. Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e às pessoas próximas. Que Deus console o coração de todos neste momento de dor”.
A deputada estadual Camila Toscano, do PSDB, lamentou a morte de Socorro e disse que sua atuação, tanto na Assembleia como na prefeitura de Vista Serrana, serviu de inspiração para que outras mulheres ingressassem na política. “Foi por conta da coragem e determinação de mulheres como Socorro que pudemos conseguir mais espaços na política. Deixo meu abraço de conforto aos seus familiares e amigos por essa grande perda para todos nós, paraibanos”. Os deputados estaduais Tovar Correia Lima (PSDB) e Anísio Maia (PT) também divulgaram notas de pesar pela morte da ex-deputada e ressaltaram a sua ação profícua na vida pública paraibana.
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Famup, lamentou a morte ”dessa grande mulher que muito contribuiu para o municipalismo e para o Estado como um todo”. Disse que Socorro Marques deixa seu legado na vida pública para seus filhos e para todos, com seus posicionamentos firmes e compromissada com o bem público. George Coelho, presidente da Famup, enfatizou: “A Federação e seus filiados externam seu mais profundo pesar aos familiares e amigos da mulher que sempre teve um compromisso de trabalhar pelos paraibanos”.
Socorro Marques ocupou, ainda, a secretaria adjunta de Acompanhamento e Ação Governamental do Estado, foi coordenadora do Fundo de Desenvolvimento do Estado da Paraíba e atuou na Suplan. Foi pioneira na luta pela construção do Centro de Oncologia de Patos. Ela exerceu a presidência da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e foi presidente da Fundac (Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente).