O candidato a prefeito de João Pessoa Raoni Mendes, do Democratas, participou de uma live em seu canal no YouTube para debater a proposta apresentada por ele sobre o congelamento da tarifa de ônibus na Capital paraibana por quatro anos, a partir do mês de janeiro, caso seja eleito prefeito. O projeto, de acordo com ele, faz parte do seu plano de governo e é inteiramente viável, não se tratando de proposta demagógica para fins eleitoreiros. O democrata convidou parte da sua equipe, que está trabalhando voltada para a Mobilidade Urbana, para detalhar como será possível manter a passagem com o mesmo preço.
De acordo com o postulante, a ideia principal é utilizar o dinheiro arrecadado com as multas, devido às infrações de trânsito, para investimento total na área dos transportes públicos. Um outro ponto que vai garantir que não ocorra o reajuste diz respeito ao investimento na construção de uma usina solar, possibilitando que parte da arrecadação também seja investida na manutenção dessa tarifa. “A empresa –disse ele – continuará pagando os custos porque daremos condições, vamos devolver uma receita a mais para a empresa continuar se mantendo sem prejuízos e não será com a criação de novos impostos, mas ,sim, investindo o que já é arrecadado pela prefeitura na área da mobilidade.
Raoni Mendes informou que o preço da passagem de ônibus está pesando no bolso de todo mundo. “Não dá para entender que no fim do mês o gasto com ônibus seja mais alto que o gasto com a feira, conforme dados do IBGE referentes ao mês de outubro de 2019”, insistiu ele. Cada passagem custa R$ 4,15 no pagamento em dinheiro, porém, para quem tem cartão “passe legal” a tarifa custa R$ 4. “Nosso objetivo é garantir o respeito aos pessoenses para que eles possam circular da melhor forma e ter mais qualidade de vida na Capital”, ressaltou. Participaram do debate os engenheiros Ian Germoglio Barbosa e Ligia Rabay Mangueira Araújo.