O governador João Azevêdo assinou, nesta quinta-feira (15), no Centro de Convenções de João Pessoa, os contratos para construção de três empreendimentos no Polo Turístico Cabo Branco. Serão instalados na Capital paraibana o Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, o Amado Bio & Spa Hotel e o Surf World Park, que irão injetar cerca de R$ 600 milhões na economia do Estado em sua fase de construção e gerar inicialmente mais de 4.600 empregos diretos e indiretos. As obras serão iniciadas em até seis meses e deverão ser concluídas em dois anos.
Os equipamentos irão assegurar um aumento de 12% no total de leitos e devem atrair 2,5 milhões de turistas por ano no Estado, o que irá representar uma movimentação financeira de R$ 2 bilhões e gerar mais de 4.680 empregos diretos e indiretos na fase operacional.
Os projetos foram apresentados para o trade turístico da Paraíba e para representantes de instituições financeiras e do comércio em solenidade que também contou com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins; da vice-governadora Lígia Feliciano; do cônsul de Portugal, Antônio Manoel Soares; de deputados federais e estaduais e de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou a satisfação de anunciar investimentos que irão impactar na economia e no desenvolvimento da Paraíba. “Esse é um momento histórico porque esse projeto passou por diversas etapas e assinamos três contratos para a construção de um hotel pelo Grupo A. Gaspar, um outro hotel pelo grupo Amado e um grande parque de animação, que será um dos maiores do mundo e que também contará com um hotel, trazendo para a Paraíba e para o Brasil a primeira grande piscina de surf, onde poderão ser realizadas etapas de campeonato mundial da modalidade esportiva. Toda a rede hoteleira do Estado será beneficiada com a chegada desses novos equipamentos de atração turística porque as pessoas também vão conhecer a Pedro do Ingá, a Pedra da Boca, o Vale dos Dinossauros e o Lajedo de Pai Mateus”, frisou.
O Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort terá uma área de construção de 43,8 mil m², onde serão instalados 405 apartamentos, complexo de piscinas, quadras esportivas, quiosques, toboágua, restaurante regional, restaurante francês com bar, pizzaria, steak grill, sushi bar, wine bar e área de buffet, sala de yoga, sala de pilates, academia (musculação e aeróbica), local para eventos, cinema, lobby, bares, lounges, cyber café, salão de beleza, lojas, SPA, Centro de Convenções, jardim central e pavimento kids com berçário e jogos. A concepção do projeto prevê um empreendimento autossuficiente energeticamente, com a utilização de energia fotovoltaica.
O engenheiro Arnaldo Neto Gaspar elogiou o trabalho do governador João Azevêdo que resultou na atração de grandes investimentos para o Estado. “O entusiasmo do governador e a forma firme com que ele tratou o projeto mostra um gestor antenado com um empreendimento e nós viemos dar o futuro de presente para a Paraíba, acreditando nesse grande investimento”, comentou.
O Amado Bio & Spa Hotel terá uma capacidade de 240 unidades e tem sua concepção baseada na sustentabilidade e adaptabilidade à natureza. De acordo com o arquiteto Augusto Magno, o projeto prevê diversas variações possíveis de composição, adequando a arquitetura à natureza existente no local.
Já o Surf World Park disponibilizará em sua estrutura piscina de surf, escola de surf, piscina de onda, praia de areia, área gastronômica e bares, praça comercial, jardim de infância, centro de idosos, discoteca ao ar livre, academia, pista de skate, estacionamento, posto médico, anfiteatro e resort. “O parque aquático conta com muita tecnologia, criando um ambiente seguro para os clientes, sendo concebido para atender desde crianças a idosos e tenho certeza de que ele será um verdadeiro sucesso”, afirmou Alejandro Capilla, um dos responsáveis pelo empreendimento.
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, comemorou a concretização do Polo Turístico Cabo Branco. “Esse foi um trabalho muito intenso de toda a equipe do Governo do Estado, capitaneado pelo governador João Azevêdo e esse é um momento de divisor de águas para o turismo da Paraíba. O nosso fluxo turístico vai mais do que duplicar com esses três grandes equipamentos, que irão impulsionar a economia do nosso Estado”, afirmou.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou que o trade turístico e a população da Paraíba presenciam um momento histórico e aguardado desde 1986. “Nós esperávamos por isso há mais de 30 anos, que era o real destravamento do Polo Turístico e o início do trabalho deles vai estimular outros empresários a fazerem a mesma coisa. Vamos ter resorts de grande porte e de bandeira internacional, nós estávamos precisando, não tínhamos e, agora, vamos ter. Isso também estimula mais voos, divulgação e infraestrutura para todos nós”, pontuou.
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Higino Vieira, se colocou à disposição do Governo do Estado para apoiar a implantação dos hotéis e do parque aquático. “Esse foi um evento bastante relevante. O projeto é agressivo do ponto de vista da concorrência, é audacioso e do tamanho que a Paraíba merece e de seu potencial, que mostra que o futuro tão falado chegou. Nós poderemos ajudar numa eventual necessidade de pavimentação, de um acesso e estamos aqui contribuir com o Governo do Estado com a parte de promoção e com a divulgação do destino”, disse.
Polo Turístico Cabo Branco – O Polo Turístico Cabo Branco, maior polo turístico planejado do Nordeste, possui uma área de 654 hectares com 35 lotes, sendo 19 para o setor hoteleiro, 5 para o setor de animação, 10 para comercial e serviços e 1 para o setor de eventos.
Outro destaque do Polo Cabo Branco é que ele está cercado pela maior reserva ambiental da Paraíba. Através do Decreto nº 37.653/2017, o Parque das Trilhas passa a ser a maior área de conservação de Proteção Integral na Paraíba em Área Urbana, com 578,548 hectares, ficando à frente da Reserva de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho, que tem 517,80 hectares e Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, com 182 hectares. No local também será instalada uma sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental.