Nonato Guedes
Tramita na Câmara Federal um projeto de lei de autoria do deputado paraibano Pedro Cunha Lima, do PSDB, que permite a Estados, Distrito Federal e municípios a aplicação ao longo do próximo exercício financeiro dos saldos remanescentes de setores prioritários como educação e saúde. Os recursos que podem ser utilizados, conforme o projeto 4.682/20 são provenientes do Fundeb, do total vinculado ao mínimo constitucional para o ensino e para a saúde, do montante recebido do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, bem como dos recursos de convênios, contratos e outros instrumentos congêneres que não foram aplicados no exercício financeiro de origem.
De acordo com o projeto, a transferência dos saldos financeiros somente poderá ser efetivada após a comprovação circunstanciada, no prazo definido em regulamento, perante os órgãos responsáveis pelas transferências e repasses que o Estado, o Distrito Federal, ou o município, cumpriu integral e tempestivamente as obrigações relativas à boa aplicação dos recursos recebidos, como resultado de sua eficiente gestão. A autorização para as transferências fica condicionada ao pagamento efetivo dos professores e servidores estaduais, municipais e do Distrito Federal que atuam nas áreas de educação e de saúde ou que desempenham funções inerentes ao cumprimento do estabelecido nos convênios, contratos e outros instrumentos congêneres celebrados com outros entes governamentais.
O projeto diz ainda que para assegurar a transparência em sua aplicação, os saldos e recursos financeiros que serão remanejados para o exercício financeiro posterior ao de sua origem serão obrigatoriamente incluídos na lei orçamentária do ano em que forem efetivamente aplicados, com registros pormenorizados que permitam a sua fiscalização e o acompanhamento das ações que serão financiadas por eles. “O projeto de lei – afirma o deputado Pedro Cunha Lima – busca uma alternativa desafiadora em relação às práticas tradicionais na administração pública brasileira, inserindo-se, ao nosso ver, no contexto das medidas de caráter inovador que a sociedade reclama e que são consentâneas com a preocupação dominante de que é preciso premiar os bons gestores dos recursos públicos, sobretudo em áreas tão estratégicas como o ensino e a saúde, que se destacam pelo volume de recursos, mas, infelizmente, nem sempre pela eficiência dos gestores em sua aplicação”.