O dia 24 de outubro é dedicado ao combate à poliomielite, doença contagiosa causada pelo poliovírus e conhecida popularmente como paralisia infantil. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacina e lembra que os pais têm até o dia 30 deste mês para levar seus filhos menores de cinco anos de idade a um posto de saúde para vacinar. De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, a estratégia adotada para a eliminação do vírus no Brasil foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral poliomielite (VOP).
A primeira Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite ocorreu em 14 de junho de 1980. Como resultado dessas ações, o último caso de poliomielite pelo vírus selvagem no país ocorreu na Paraíba em 1989 no município de Sousa. Em 1994, o país recebeu o certificado de área livre da circulação do poliovírus selvagem. Desde então, o Brasil assumiu o compromisso de contribuir com a erradicação global da doença, mantendo a vigilância das paralisias flácidas agudas (PFA) ativa. “É importante manter as coberturas vacinais altas e homogêneas”, afirma Talita Tavares.
E acrescentou: “Se a população estiver imunizada, o risco de reintrodução da doença cai. Existem dois países no mundo que ainda apresentam casos de pólio, o Paquistão e o Afeganistão. Com a facilidade de locomoção que existe atualmente, se essa cobertura não estiver alta, o vírus pode ser reintroduzido em nosso território. Reforçamos que a Secretaria Estadual de Saúde recomenda às unidades de PFA a busca ativa de casos através da análise semanal dos registros em saúde com a finalidade de identificar precocemente casos suspeitos e adoção de medidas de controle oportunas”.
Este ano, até a Semana Epidemiológica (SE) 42, a Paraíba teve 10 registros de notificação de casos suspeitos, sendo 8 descartados e dois ainda seguem em investigação. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite é de vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Até o momento, a cobertura da Paraíba é de 44,16%, a mais alta do Nordeste e a terceira do Brasil. O município de Boqueirão ultrapassou a meta e está com a cobertura de 109,24%. Em todo o Estado, mais sete municípios apresentam cobertura adequada: Tenório, Areia de Baraúnas, Boa Ventura, Zabelê, Salgadinho, Dona Inês e Matureia. A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.