O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou explicitamente em seu perfil no Twitter apoio a 8 candidatos a prefeito nas capitais brasileiras nas eleições previstas para 15 de novembro. Já o atual presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizou apoio a outros três postulantes. Nenhum deles, entretanto, lidera as últimas pesquisas de intenção de votos realizadas em capitais. O site “Poder360” compilou os números mais recentes e constatou cenário de pouca influência dos “condestáveis” políticos nacionais nas eleições municipais de redutos importantes.
Em São Paulo, a capital mais rica e populosa do país, Celso Russomano, do Republicanos, recebeu apoio de Bolsonaro e vem perdendo popularidade. De acordo com os últimos levantamentos, há queda nas intenções de votos do candidato, que agora aparece numericamente atrás de Bruno Covas, atual prefeito, que disputa a reeleição pelo PSDB. Enquanto isso, Jilmar Tatto, apoiado por Lula, tem 4%. Dentro da margem de erro, o candidato petista pode estar na terceira ou até mesmo na última posição. No Rio de Janeiro, o primeiro colocado nas pesquisas não recebeu apoio nem de Lula nem de Bolsonaro. Eduardo Paes, do DEM, conta com 28%, segundo o último estudo divulgado pelo Datafolha.
O atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do Republicanos, é apoiado pelo presidente Bolsonaro. Ele tenta ir ao segundo turno mas aparece empatado tecnicamente com Martha Rocha, do PDT, e Benedita da Silva, do PT, candidata de Lula. Em Belo Horizonte, Nilmário Miranda, do PT, é o candidato apoiado por Lula, enquanto Bolsonaro apoia Bruno Engler, do PRTB. Ambos os políticos patinam com 2% e 3% das intenções de voto, respectivamente. O primeiro colocado, Alexandre Kalil, do PSD, tem 60% das preferências. Em Recife, o ex-presidente Lula demonstra apoio a Marília Arraes, do PT, que tenta ir ao segundo turno, mas está em situação de empate com Delegada Patrícia, do Podemos, e Mendonça Filho, do DEM.
O PT tem em Fortaleza, capital do Ceará, uma de suas mais bem colocadas candidatas: Luzianne Lins. Ela tem o apoio do ex-presidente Lula e no atual cenário pode, dentro da margem de erro das pesquisas, chegar ao segundo turno com o Capitão Wagner, do Pros. Luzianne Lins já foi prefeita da capital cearense. Em Salvador, a candidata apoiada por Lula é a Major Denice, filiada ao PT. No entanto, as pesquisas indicam que Bruno Reis,do DEM, apoiado por ACM Neto, atual prefeito da cidade, poderá vitoriar em primeiro turno., Em Aracaju, Sergipe, o candidato apoiado por Lula é Márcio Macêdo (PT), com apenas 6% das intenções de voto. Em Natal, Rio Grande do Norte, Lula demonstrou apoio ao atual senador Jean Paul Prates, do PT. O candidato tem 2% das intenções de voto, segundo o último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.