Nonato Guedes
Embora tenha disponibilizado em suas redes sociais um plano de governo abrangente para João Pessoa a partir de janeiro do próximo ano, caso seja eleito prefeito, o candidato do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, repercute no Guia Eleitoral uma espécie de tripé da sua campanha, focado na atuação em Saúde, Esportes e Assistência Social. Ontem foram exibidos depoimentos de pessoas que se disseram beneficiadas através de sua ação política, reforçando o impacto na vida de quem foi contemplado.
Entre as propostas apresentadas estão o mutirão da saúde, que ele promete deflagrar já a partir de janeiro de 2021, para evitar que a população espere até dois anos por exames, consultas e cirurgias, como acontece atualmente. Um dos depoimentos apresentados na área da saúde foi o de Dona Mirthes, paciente do Hospital Napoleão Laureano, para o qual Ruy destinou R$ 8,7 milhões em emendas, nos seus mandatos na Câmara dos Deputados. A criação do Bolsa Atleta Municipal também foi apresentada com o depoimento da campeã de atletismo Pretinha, que foi beneficiária do programa na gestão de Ruy como secretário de Juventude, Esporte e Lazer.
– Com ele, a gente conseguia ter incentivo para treinar, para competir. Se ele como secretário era bom, imagine como prefeito…Melhor ainda” – afirmou Pretinha, na sua participação no Guia. Outros depoimentos de figuras ligadas aos esportes também foram exibidos. O Cartão Comida na Mesa, que se propõe a beneficiar dez mil famílias, foi lembrado como uma oportunidade para ajudar as pessoas a saírem do estado de vulnerabilidade social com liberdade e segurança alimentar. De acordo com o candidato tucano, no pós-pandemia, programas como o Cartão Comida na Mesa também contribuem para a retomada da economia, incentivando o comércio local com o uso em estabelecimentos comerciais em até 3km da residência de quem será beneficiado.
A assistência social, um ponto forte na atuação de Ruy como deputado federal, teve o depoimento de uma moradora da Vila Vicentina, uma das entidades beneficiadas entre os mais de R$ 2,7 milhões destinados em emendas na sua ação parlamentar nos últimos seis anos. “Se ele tem aquela bondade de querer ajudar os idosos, quanto mais o resto da população? Então, está mostrando o coração que tem”, afirmou. O candidato do PSDB já se prontificou, se eleito, a congelar seus vencimentos, bem como os do vice-prefeito e secretários, para que recursos sejam revertidos em prol de ações emergenciais indispensáveis para atendimento a camadas mais carentes da população.