Nonato Guedes
A TV Correio, do Sistema Correio de Comunicação, afiliada da Record na Paraíba, anunciou para o dia 7 de novembro, a partir das 20h40, o que classifica de “debate decisivo” entre candidatos a prefeito de João Pessoa, faltando exatamente oito dias para a realização do primeiro turno das eleições municipais. Será um confronto diferente porque, além de restringir a participação a 11 dos 14 candidatos inscritos na disputa, a emissora encara o desafio de manter e cumprir à risca todas as regras sanitárias recomendadas na atual fase de calamidade provocada pelo coronavírus. A direção do Sistema Correio explica que optou por convidar aos debates todos os concorrentes, desde que suas legendas tenham ao menos um representante no Congresso Nacional. “As outras candidaturas que não foram alcançadas por essa fórmula mantêm espaços diários de cobertura jornalística em todos os veículos do Sistema, em especial na TV Correio, onde têm o respeito pela isonomia de tempo nas entrevistas individuais e presenciais de estúdio”, esclarece a emissora.
No programa Correio Debate, apresentado pelo jornalista Hermes de Luna, as entrevistas individuais prosseguiram ainda ontem, com a presença do candidato Wallber Virgolino, do Patriota. O espaço da cobertura política na TV foi ampliado desde cedo, no “Correio da Manhã”, apresentado por Bruno Sakaue, que tem intervenção diária de Hermes de Luna com comentários e as primeiras informações sobre o processo eleitoral. No Correio Debate, a cobertura é completa, com notícias sobre as principais decisões da Justiça Eleitoral, agendas das campanhas dos candidatos a prefeito de João Pessoa e Campina Grande e participação de colaboradores dos principais colégios eleitorais do interior. À noite, no Jornal da Correio, apresentado por Linda Carvalho, a cobertura segue e conta também com análises do comentarista Victor Paiva.
O portal “Correio” informa que na preparação do debate decisivo que acontece na reta final da campanha do primeiro turno do maior colégio eleitoral do Estado, todos os cuidados vêm sendo adotados, levando-se em conta a necessidade de manter o distanciamento social para reduzir ao máximo as chances de contágio pelo novo coronavírus. Os 14 candidatos a prefeito tiveram espaço assegurado na rodada de entrevistas presenciais, cada um com 20 minutos de entrevista, em dois blocos de dez minutos. Os temas são livres, definidos pelo apresentador e comentarista político, versando sempre sobre as propostas de cada um dos postulantes e questionando determinados aspectos de seus planos de governo registrados na Justiça Eleitoral.
Pelas regras estabelecidas, cada candidato leva para o estúdio, nessas entrevistas, apenas um assessor. Antes de chegarem ao estúdio, passam por checagem de temperatura corporal e têm à disposição álcool em gel. Eles usam máscaras e o candidato pode retirá-la apenas na hora da entrevista, em que é mantida uma distância segura do apresentador e de todos da técnica que estão no estúdio. Os cuidados ainda incluem a higienização do microfone do entrevistado e da poltrona que ele usa. Toda essa precaução, informa a emissora, serve de preparação para a noite do debate na TV Correio, “que sempre é o mais aguardado”. Este ano o evento não contará com plateia e será proibido qualquer tipo de aglomeração do lado de fora do Sistema Correio. Antes do debate haverá a sanitização do estúdio e de todos os equipamentos utilizados no evento. Outra novidade este ano é que a cobertura fotográfica do debate será realizada por um profissional do Sistema Correio de Comunicação, que fará a distribuição com as assessorias de todo o material produzido de forma remota e em tempo real, no decorrer dos confrontos.
Haverá transmissão simultânea nas plataformas digitais da TV Correio, como o canal do YouTube. Em nota, a direção da TV Correio afirma que, apesar de reconhecer o recorde de candidatos em um só debate em TV aberta na Paraíba, mantém seu compromisso com a democracia e com o eleitor, “que tem o direito de decidir de forma mais abrangente possível, nesse momento de pandemia, qual sua opção de voto”. O telespectador vai acompanhar o debate interagindo com os canais da TV Correio nas redes sociais com a hashtag #DebateNaTVCorreio. Representantes de todos os partidos envolvidos no debate confirmaram presença dos seus candidatos.