Nonato Guedes
O deputado estadual Anísio Maia, candidato a prefeito de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores, divulgou vídeo com mensagem dirigida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que lamenta a declaração deste de apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e ressalta que Lula fez uma escolha equivocada no processo político-eleitoral na Capital paraibana. Anísio Maia, cuja candidatura foi homologada por unanimidade em convenção do diretório municipal petista, mas vem sendo torpedeada pela direção nacional do partido, através da presidente Gleisi Hoffmann, não esconde a sua estranheza com a fala de Lula no Guia Eleitoral de Ricardo, em que afirma que o socialista é o melhor nome para governar João Pessoa.
– Nós estamos no caminho certo. Breve, senhor presidente, vamos saber quem está com a razão – desabafou Anísio Maia. O deputado estadual tem como candidato a vice Percival Henriques, do PCdoB, coroando coligação entre dois aliados históricos no cenário político local e nacional. No vídeo, em que aparece ao lado do ex-presidente numa manifestação pública, Anísio declara textualmente: “Presidente Lula, eu fundei o PT com você, corri muito pela Paraíba e coordenei várias de suas campanhas. Eu também participei do seu governo, presidente, e dei meu suor para transformá-lo no melhor governo do Brasil. Fiz isso, presidente, porque acreditava na proposta. Agora nessas eleições, presidente, não posso segui-lo. É minha consciência. Eu não concordo com essa política”.
Anísio Maia enfatiza que não tem “natureza de submisso” e reitera que em João Pessoa o ex-presidente Lula fez uma escolha equivocada. “Hoje eu tenho convicção que eu e meus companheiros do PT de João Pessoa estamos no caminho certo”. Anísio continua colecionando vitórias judiciais, na Paraíba e em Brasília, favoráveis à legitimidade da sua candidatura a prefeito de João Pessoa, que, no entanto, motivou intervenção do diretório nacional no diretório de João Pessoa sem efeito suspensivo do registro da chapa que ele encabeça, até agora. Em consequência do apoio do ex-presidente Lula a Ricardo Coutinho, o líder maior petista tem aparecido em dois Guias Eleitorais na campanha municipal da capital paraibana – no de Ricardo e no de Anísio Maia, neste com recorte de imagens de arquivo e referências diretas ao PT, não ao candidato.
Apurou-se, ontem, que o ex-governador Ricardo Coutinho está aproveitando o prestígio pessoal junto ao ex-presidente Lula da Silva para conseguir espaço em veículos da mídia sulista, a exemplo da revista “Carta Capital”, favorável a Lula e a Dilma Rousseff, para massificar a sua narrativa de defesa em relação a acusações formuladas contra ele no âmbito da Operação Calvário, que apura desvios de verbas da Saúde e da Educação no período em que o socialista governou o Estado da Paraíba, até 31 de dezembro de 2018. No seu libelo, Ricardo Coutinho retoma a tecla de tentar desqualificar o trabalho de investigação realizado pelo Gaeco, Grupo Especial do Ministério Público, que tem coletado informações sobre irregularidades, muitas das quais incriminam o ex-governador. Ricardo questiona, sobretudo, o valor de delações premiadas em que é acusado de chefiar uma organização criminosa aparelhada no serviço público da Paraíba.