Nonato Guedes
A décima primeira avaliação do Plano Novo Normal, que indica as recomendações para os 223 municípios paraibanos a partir de amanhã, dentro das medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, sinaliza que houve aumento no quantitativo das bandeiras verdes, além de apresentação de queda no número de municípios que se encontravam nas bandeiras amarela e laranja. Ao todo, 44 municípios mudaram de classificação, em comparação com a décima avaliação, mas o estudo deixa claro que 80% das localidades paraibanas ainda estão na bandeira amarela.
As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. De acordo com a avaliação, constatam-se transições de algumas bandeiras para a amarela, sendo 16 municípios da verde e seis municípios da laranja. Apenas dois territórios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve uma queda na sua participação em 6% dos municípios paraibanos. O destaque dessa avaliação vai para as 21 transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação elevada para 14% dos municípios paraibanos.
O estudo pontua que entre os 12 municípios da região metropolitana de João Pessoa, Bayeux é o único que permanece em bandeira laranja, cabendo sempre salientar que as transições para bandeira amarela devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais. João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira e Santa Rita seguem na bandeira amarela. A Secretaria de Saúde do Estado registrou ser importante ressaltar que eventos e aulas presenciais só são recomendados em municípios avaliados como bandeira verde, assim como comícios, carreatas e ações de campanha que promovam aglomerações.
Sobre as ocupações hospitalares dos leitos de UTI para adultos na Paraíba, a comparação entre a décima avaliação e a décima primeira avaliação aponta para um comportamento de aumento de 8,72% na Macrorregião de Saúde, redução de 11,15% na segunda Macro e uma primeira redução de 5,15%na terceira Macro após um período de crescimento. O secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, informa que o aumento na primeira Macro coloca a autoridade sanitária estadual em nível de atenção e ostensivo acompanhamento. “É fundamental reforçar as medidas não farmacológicas de combate à Covid-19 que devem ser praticadas todos os dias, por toda a população paraibana: o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível. Essas são as ações que mais salvam vidas em todo mundo”, frisou. As informações completas da décima primeira avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério, a íntegra da Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades estão disponíveis no site do governo da Paraíba na web.