Nonato Guedes
O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL) declarou-se entusiasmado com as mobilizações ocorridas nos últimos dias de outubro, em cidades paraibanas, para coleta de assinaturas de apoio à criação do partido “Aliança pelo Brasil”, que deverá ter como estrela maior o presidente Jair Bolsonaro. Ao acompanhar o resultado de movimentações do chamado “Dia D” em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sousa e Cabedelo, o deputado Gilberto salientou que houve uma grande receptividade e chegou a arriscar um palpite: a Paraíba deverá bater recorde de assinaturas para a criação do Aliança na contagem final que for feita, situando-se e, primeiro lugar na região Nordeste.
– Posso assegurar que a meta estimada por apoiadores e adeptos do Aliança pelo Brasil foi alcançada com êxito em diferentes localidades, da Capital ao Sertão paraibano – enfatizou o deputado Cabo Gilberto. Para ele, a receptividade se deve ao prestígio que o presidente Jair Bolsonaro vem intensificando em Estados do Nordeste, a quem procura beneficiar com obras e investimentos de caráter estruturante e de repercussão social. “O presidente tem demonstrado sensibilidade e identificação com as reivindicações do povo nordestino e é admirado pela sua capacidade de trabalho e autenticidade de posições”, observou o Cabo Gilberto. Preveniu que o trabalho de atração de filiados e simpatizantes terá continuidade, devendo alcançar resultados mais significativos nas eleições de 2022, quando Bolsonaro deverá concorrer à reeleição.
O deputado Cabo Gilberto admitiu que houve uma mudança forçada no cronograma para a coleta de assinaturas que precede o registro de agremiações no Tribunal Superior Eleitoral. O que dificultou concretamente a participação do Aliança pelo Brasil nas eleições municipais em várias capitais estratégicas este ano. Isto se deveu, na sua opinião, a fatores externos, como as restrições motivadas por medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus e à prioridade que o presidente Jair Bolsonaro teve que dar a ações de apoio e solidariedade a segmentos sociais, como o empresariado e os pequenos empreendedores, asfixiados com a crise paralela decorrente da calamidade de Saúde Pública. Lembrou que a concessão, pelo governo federal, de auxílio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade foi fundamental para garantir o sustento das pessoas em um cenário de aparente falta de perspectivas.
Nas eleições municipais deste ano, de acordo com o deputado Cabo Gilberto Silva, os aliados e apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro estão dispersos num amplo arco de legendas, em alguns casos concorrendo mesmo a prefeituras de colégios eleitorais relevantes. Por outro lado, a participação do presidente na campanha eleitoral de 2020, como pontua o deputado Gilberto Silva, se dá de forma episódica, em casos onde Bolsonaro julga importante marcar presença, reforçando o combate que tem sustentado a legendas de esquerda que leh fazem oposição sistemática. “A avaliação positiva que tem sido dada ao governo federal, em sucessivas pesquisas e levantamentos, será um fator a mais que vai impulsionar o deslanche do Aliança pelo Brasil nas eleições de 2022”, finaliza o deputado, com convicção.