O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que também é candidato à prefeitura de João Pessoa, informou ter votado, como parlamentar, pela derrubada do veto da desoneração da folha de pagamento, com isto possibilitando que milhões de trabalhadores em todo o país continuem com seus empregos. O parlamentar acrescentou que, além da manutenção dos empregos, a medida aprovada pela Câmara significará um forte estímulo à retomada da atividade econômica, que ficou prejudicada por causa das restrições sanitárias decorrentes da pandemia do coronav[írus.
Ruy Carneiro explicou que, com a derrubada do veto, a desoneração da folha de pagamento se estenderá até o final de 2021 para 17 setores econômicos que são grandes empregadores de mão de obra, gerando cerca de seis milhões de empregos, como nos segmentos calçadista, de confecções, callcenter, entre outros. “Entendemos a necessidade de estimular a geração de empregos e a recuperação dos negócios no pós-pandemia. Por isso, é necessário que continue havendo a desoneração da folha de pagamento, inclusive, para evitar demissões em massa, deixando ainda mais trabalhadores desempregados”, conceituou o parlamentar.
De acordo com o tucano, as prefeituras, a exemplo de João Pessoa, e governos estaduais, também precisam adotar medidas para aliviar as pressões sobre as micro e pequenas empresas e, finalmente, apresentar um plano de retomada do crescimento econômico. Ruy lembra que essa retomada constituirá, justamente, o grande desafio dos gestores de Capitais e municípios brasileiros que forem eleitos no pleito municipal deste ano, avaliando que as restrições que afetaram atividades produtivas causaram um enorme impacto social, levando a desesperança a milhares de famílias.
Ruy deixou claro que tem procurado conciliar o ritmo da campanha a prefeito de João Pessoa, com agenda cheia de compromissos, com o cumprimento das obrigações referentes ao exercício do mandato parlamentar que desenvolve em Brasília. Ao mesmo tempo, considera que é dever do Congresso Nacional, desde este ano, contribuir com as futuras gestões que serão implantadas a partir de janeiro, aprovando medidas que equacionem gargalos da conjuntura nacional e que têm sido objeto de reivindicação pontual de diversos setores da sociedade brasileira. “Não se pode perder de vista a relevante inserção do município no contexto federativo brasileiro”, concluiu o deputado Ruy Carneiro.