Nonato Guedes
O professor Valdiney Veloso Gouveia, que ficou em terceiro lugar na consulta informal junto à comunidade acadêmica, com apenas 5,35% dos votos, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba, devendo tomar posse no próximo dia 11. Ele era chefe do Departamento de Psicologia e liderou a chapa 3. A primeira colocada na lista tríplice foi a professora Terezinha Domiciano, com 48% dos sufrágios. Indagada pela TV Cabo Branco, na manhã de hoje, sobre a nomeação do menos votado, ela se limitou a dizer: “Sem comentários”.
Por sua vez, o novo reitor da instituição convocou a colaboração de todos os segmentos para realizar uma gestão que fortaleça, “efetivamente”, a Universidade Federal da Paraíba e considerou inócua a polêmica sobre sua escolha, observando que formalmente a consulta tem limitações e que qualquer dos integrantes da lista tríplice submetida ao Ministério da Educação estava habilitado a ser nomeado pelo presidente da República. Falou dos desafios que terá pela frente, durante o mandato de quatro anos que irá empalmar, mas destacou que se empenhará ativamente para retirar a UFPB da posição em que se encontra, situada entre o quinto e o sétimo lugares, no ranking das instituições de ensino superior federais do Nordeste.
O novo reitor Valdiney Gouveia anunciou, igualmente, a intenção de celebrar parcerias com instituições da iniciativa privada e com agências de desenvolvimento em geral para carrear investimentos que promovam o crescimento da UFPB. Na sua opinião, a nova gestão, que vai se reger pela filosofia proativa, terá condições de contribuir, bastante, para atenuar o grau de dependência em relação ao governo federal. Sinalizou, em declarações ao “Bom dia, Paraíba”, que fará investimentos em pesquisas programadas no âmbito da UFPB e chegou a estranhar que algumas delas tenham sido paralisadas em plena pandemia do novo coronavírus.
O ato de nomeação do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. A lista tríplice para escolha dos nomes que concorriam à reitoria da UFPB foi definida pelo Conselho Pleno da instituição em reunião realizada no dia 10 de setembro último, sendo enviada ao Ministério para apreciação pelo presidente Jair Bolsonaro. O professor Valdiney Gouveia sucederá à professora Margareth Diniz.