Nonato Guedes
Sob a mediação do jornalista Hermes de Luna, apresentador e editor do programa “Correio Debate”, a TV Correio/Record ultima os preparativos para realizar amanhã, a partir das 20h40, o que está sendo chamado de debate decisivo do primeiro turno com candidatos a prefeito de João Pessoa nas eleições que estão previstas para o próximo dia 15. Por causa da pandemia do coronavírus e com 11 candidatos em estúdio não será permitida a presença de torcidas em frente à sede do Sistema Correio de Comunicação este ano, como era tradição em eleições passadas. Mas a coordenação promete inovações no formato do debate.
Os candidatos poderão dispor dos seus aparelhos celulares durante o transcorrer do debate, mas eles devem permanecer no modo avião (silencioso) para não atrapalhar o andamento dos confrontos. Em nota, a direção da emissora afirma: “Mantendo a sua tradição de respeito à democracia e ao telespectador, a TV Correio convidou para o debate do primeiro turno onze candidatos a prefeito de João Pessoa cujos partidos e coligações tenham, pelo menos, um representante no Congresso Nacional. Os candidatos poderão se fazer acompanhar por dois assessores, cada um”. O distanciamento social será observado dentro do estúdio, onde será disponibilizado álcool em gel para todos. Os candidatos ficarão com máscaras durante o debate, podendo retirá-las, caso desejem, na hora de responder às perguntas.
O debate terá quatro blocos e promete ser dinâmico, assegurando a participação isonômica de todos os postulantes. Outra novidade é que este ano o Sistema Correio vai disponibilizar fotos de participação dos debates no debate de amanhã para as respectivas campanhas. Para isso, um profissional ficará responsável pela captação das imagens e a entrega das fotografias digitais. A atração terá transmissão simultânea nas plataformas digitais da TV Correio como o canal do YouTube e o site oficial da emissora (www.tvcorreio.com.br). Também será diferenciado, com o envolvimento de um maior número de candidatos em cada rodada de confrontos. A TV Correio acrescenta que estimula a interação dos telespectadores em sua programação, reforçando a hashtag #debatenatvcorreio. Desde o último dia 19, o programa Correio Debate tem realizado entrevistas individuais e presenciais com os candidatos a prefeito de João Pessoa. Todos os convidados confirmaram presença no debate de amanhã.
A TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba e conhecida, também, por promover debates em campanhas eleitorais, enfrentou dificuldades este ano para promover a iniciativa, tanto pela quantidade recorde de candidatos inscritos à eleição a prefeito de João Pessoa como por problemas operacionais e logísticos para acomodação de todos dentro de regras sanitárias rigorosas que são recomendadas pelas autoridades devido à pandemia do coronavírus. Houve gestões para tentar um acordo com representantes de partidos e candidatos, no sentido de reduzir ao máximo o número de postulantes convidados, mas algumas coligações e pretendentes protestaram ou rejeitaram as normas propostas. A redução do número de debatedores fora recomendada pela própria TV Globo a emissoras afiliadas – e a falta de consenso em reuniões preliminares inviabilizou até agora a perspectiva de debate na TV Cabo Branco.