Nonato Guedes
Ao participar, ontem à noite, do debate realizado pela TV Correio, o candidato a prefeito de João Pessoa, Raoni Mendes (Democratas), insistiu na proposta que tem defendido para congelamento das tarifas de ônibus por quatro anos, a partir do mês de janeiro de 2021. Ele explicou que a ideia principal é utilizar o dinheiro arrecadado com as multas, devido a infrações de trânsito, para investimento total na área dos transportes públicos. Outro ponto que vai garantir que não ocorra o reajuste será o investimento na construção de uma usina solar, para que parte da arrecadação seja investida na manutenção da tarifa.
A assessoria de Raoni Mendes revelou que o democrata, por ocasião do debate, demonstrou preparo e disposição para assumir a gestão municipal. Ele afirmou: “Eu me coloco como candidato com muita atenção, dedicação e esforço. Elaborei um projeto inovador para a cidade, para colocá-la no século 21. A minha expectativa é que as pessoas que nos assistem façam uma avaliação dos candidatos que estão preparados para governar João Pessoa pós-pandemia”. Raoni ressaltou, ainda, o seu compromisso em combater a corrupção. Reiterou que nunca foi preso pela Polícia Federal e, quando vereador, denunciou ao Ministério Público desvios na obra da Lagoa do Parque Solon de Lucena. No período em que manteve a fiscalização, conforme ele, a prefeitura devolveu R$ 10 milhões da obra.
Referiu-se ainda a propostas que tem para incentivar a economia solidária na cidade. “Essa economia envolve produtor, vendedor e comprador no comércio justo que beneficia a todos. Em meu governo vou implantar o programa João Pessoa Solidária, criando condomínios de produção rural para potencializar o comércio de produtos in natura e incentivar o turismo rural”. Por outro lado, o candidato do PSDB a prefeito, Ruy Carneiro, informou que as mulheres terão metade dos cargos de direção na sua gestão. A ideia é dar ainda mais protagonismo e igualdade às mulheres, redimindo-as da discriminação e de preconceitos que enfrentam, Pretende, também, corrigir distorções salariais de até 25% entre homens e mulheres na mesma função, como acontece atualmente.
– Na minha gestão, as mulheres que trabalham na prefeitura terão seus salários nivelados com os homens. Além disso, metade dos cargos de direção serão ocupados por elas. As mulheres são grandes gestoras, capazes, competentes e muito profissionais, ocupando cargos de direção em empresas no mundo inteiro. Na prefeitura de João Pessoa não pode ser diferente. Queremos contar com essa força – ressaltou o deputado federal. Entre as propostas de Ruy está a criação do Centro da Mulher Empreendedora, com cursos de capacitação e linhas de crédito exclusivas através do Banco Cidadão,. “As mulheres da nossa cidade precisam ter sua autonomia garantida, com respeito e igualdade, como deve ser. Por isso, temos ações específicas pensadas para elas em nosso plano de governo”. Ruy frisou que, como deputado federal, é coautor de projeto de lei que exige igualdade salarial em empresas licitadas e que recebem recursos públicos, Além disso, é integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.