Nonato Guedes
Em solenidade virtual prestigiada pelo governador João Azevêdo e por outras autoridades de destaque, o desembargador Joás de Brito Pereira Filho investiu-se, ontem, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, com a incumbência de presidir as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, previstas para o próximo domingo, dia 15. Ele sucede no posto ao desembargador José Ricardo Porto, que teve atuação importante na preparação da estrutura da Corte para fazer face à excepcionalidade do pleito decorrente da pandemia do coronavírus, com adoção de medidas proibitivas de aglomerações no Estado.
Joás de Brito Filho assegurou que dará o seu melhor na presidência da Corte Eleitoral da Paraíba. “Temos um desafio que se avizinha com o pleito do próximo domingo e a atual conjuntura imposta pelo coronavírus, mas, além de assegurar a lisura do pleito, também garantimos a segurança dos eleitores e dos nossos servidores. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba está atendendo todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias”, preveniu ele. A solenidade ocorreu por meio de videoconferência e foi prestigiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares, pelo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, Jatahy Júnior, por desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba e por expoentes do Ministério Público, tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba e Associação dos Magistrados da Paraíba.
O governador João Azevêdo parabenizou o novo presidente do TRE pela ascensão na carreira jurídica e destacou o trabalho da Justiça Eleitoral para o exercício democrático. “Eu desejo êxito ao desembargador Joás de Brito Filho, que tem uma história brilhante no Judiciário paraibano e que continuará desenvolvendo um grande trabalho no Tribunal Regional Eleitoral, agora como presidente da honrada Corte”. O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral destacou a sua preocupação de agir articulado com as autoridades nacionais da Justiça Eleitoral e, no plano estadual, com as autoridades responsáveis pela Segurança Pública, dentro da estratégia focada na garantia da lisura do pleito. Advertiu que a Justiça estará atenta a denúncias de irregularidades, abusos ou problemas que possam comprometer as regras estabelecidas para o pleito e disse acreditar na conscientização da sociedade em relação à conjuntura atípica que o país enfrenta.
– O ponto mais importante é a conscientização do eleitor a respeito do seu papel decisivo no processo eleitoral. É preciso evidenciar que o voto é transformador e tem capacidade de operar mudanças e melhorias em prol das comunidades, sobretudo em se tratando de eleições municipais, onde as demandas são específicas e o contato é mais direto entre postulantes e eleitores. Com todas as limitações enfrentadas dentro do quadro da pandemia do coronavírus, houve espaço para contato de candidatos e para difusão de propostas e da propaganda eleitoral. Confiamos na colaboração de todos para que a Paraíba tenha uma excelente performance no ranking nacional do processo eleitoral deste ano – finalizou Joás de Bito.