Apesar de ter experimentado um duro revés nas eleições de 2016, quando perdeu inúmeras prefeituras Brasil afora em um pleito realizado meses após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT segue sendo o partido preferido do eleitorado brasileiro, conforme apontou a sétima edição da Pesquisa Fórum. O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de novembro, em parceria com a Offerwise, mostra também que a maior parte dos eleitores de todas as regiões do país votarão no partido do ex-presidente Lula nas eleições municipais de amanhã e revela ainda que outro partido do campo progressista, o PSOL, vem conquistando espaço.
No Nordeste, por exemplo, 13,9% dos eleitores disseram que votarão no PT. O segundo lugar na preferência da população da região é o PSOL: 5,2% dos entrevistados afirmaram que votarão no partido que já teve Guilherme Boulos como candidato à presidência – hoje, ele é candidato à prefeitura de São Paulo, tendo como vice a deputada federal Luíza Erundina, ex-prefeita da capital paulista e natural da Paraíba. O PSDB, por sua vez, ocupa a terceira posição entre o eleitorado nordestino para a eleição deste ano, com 3%, mesmo percentual do Partido Novo e do Republicanos, legenda ligada ao bolsonarismo. O PSL, partido pelo qual se elegeu o presidente Jair Bolsonaro, soma apenas 1,3% da preferência do eleitorado nesta região.
Outra região brasileira em que PT e PSOL fazem dobradinha na preferência da população é a Sudeste. 8,5% dos eleitores disseram que votarão no PT, enquanto 6% declaram voto no PSOL. O terceiro lugar nesta região é do PSDB, que governa o Estado de São Paulo há 26 anos. Os tucanos têm a preferência de 5,8% do eleitorado, número próximo ao do PSL, que soma 5,4%. No Centro-Oeste, outra região que, assim como as demais, aponta maior apoio ao PT ((6,6%), o PSL tem mais espaço que em outros lugares. A sigla ocupa a segunda posição na preferência da população, com 4,9%, mesmo índice alcançado pelo PTB. Na região Norte o PSL também ocupa a segunda colocação na preferência do eleitorado para o pleito de amanhã, com 6,1% atrás do PT, que soma 8,2% de apoio. Entre a população dessa região, o PSOL também ocupa espaço relevante: a legenda está na terceira colocação com 4,1%, mesmo número do PSB, outra sigla considerada do campo progressista.
No Sul, por sua vez, o PT lidera a preferência do eleitorado com 6,4% e é seguido pelo PDT que soma 3,8% de apoio e pelo PSB, que atinge o índice de 3,2%. A sétima Pesquisa Fórum foi realizada entre os dias 4 e 9 de novembro em parceria com a Offerwise, e ouviu 1000 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método utilizado é o de painel online e a coleta de informações respeita o percentual da população brasileira nas diferentes faixas e segmentos. O consultor técnico da Pesquisa Fórum, Wilson Moloinari, explica que os painelistas são pessoas recrutadas para responderem pesquisas de forma online. “A grande vantagem é que o respondente já foi recrutado e aceitou participar e ser remunerado pelas respostas nos estudos que tenha interesse e/ou perfil para participar. No caso da Pesquisa Fórum, por ser de opinião, não existe perfil de consumidor restrito, como, por exemplo, ter conta em determinado banco ou possuir o celular da marca X. O mais importante é manter a representatividade da população brasileira, tais como gênero, idade, escolaridade, região, renda, etc”.