Nonato Guedes
Pelo menos 67,7% dos prefeitos dos 223 municípios da Paraíba estão aptos a disputarem a reeleição nas eleições deste ano – apenas 32,3% não podem mais concorrer ao cargo de prefeito, entre eles os de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que estão concluindo mandatos pela segunda vez consecutiva. No Brasil, 78,7% dos prefeitos podem se candidatar à reeleição nos pleitos municipais deste ano – ou seja, dos 5.568 administradores, 4.384 estão aptos a concorrer pela segunda vez seguida. A região Nordeste lidera com o maior número de figuras municipalistas que podem tentar a reeleição.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, George Coelho, que acompanhou atentamente o desenrolar do processo eleitoral, inclusive a polêmica sobre a realização ou não do pleito devido à pandemia do novo coronavírus, ressalta que o número expressivo de candidatos reeleitos confirmará reconhecimento e percentuais de aprovação aos atuais gestores que estão enfrentando sérios desafios. “A disputa de hoje se dá em um momento totalmente novo, com novas regras e novas datas estipuladas pela Justiça Eleitoral. Não é fácil cuidar dos municípios, com tantas quedas de repasses, em um momento de pandemia e ainda administrar um processo eleitoral. Apesar disso, os nossos gestores se preparam para apresentar suas conquistas e o trabalho empreendido durante esse tempo”, destacou o presidente da Famup.
Enquanto isso, um levantamento do site “Congresso em Foco” aponta que sessenta e nove parlamentares – 67 deputados federais e dois senadores – disputam as eleições municipais de 2020 no país. O prazo final para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral se encerrou em 26 de setembro. Apesar das incertezas que rondam o modo de fazer campanha em meio a uma pandemia, as eleições já começaram a esvaziar os trabalhos legislativos em setembro. A propaganda eleitoral eleitoral começou no último domingo do mês, dia 27. A prefeitura mais disputada do Brasil, a da cidade de São Paulo, é cobiçada por três deputados federais – Joice hasselmann (PSL), Orlando Silva (PCdoB) e Celso Russomano (Republicanos). Dos 64 deputados candidatos, dois irão pleitear a vice-prefeitura da capital paulista: a paraibana Luíza Erundina (PSOL), vice na chapa de Guilherme Boulos e Carlos Zarattini, do PT, vice de Jilmar Tatto, do PT. Apenas dois dos 81 senadores disputarão um cargo municipal: Jean Paul Prates (RN) que concorre à prefeitura de natal e Vanderlan Cardoso (GO), que disputa a prefeitura de Goiânia.