Nonato Guedes
Na terceira rodada de pesquisas do Ibope Inteligência, contratada pela TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo na Paraíba e divulgada na noite de ontem, o candidato do PP, Cícero Lucena, manteve a liderança no páreo, que havia sido detectada, com variações, em levantamentos anteriores. Ele apareceu numericamente à frente dos adversários na corrida pela prefeitura de João Pessoa, pontuando com 27% dos votos válidos, seguido por Nilvan Ferreira (MDB) com 19%. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, avaliou-se situação de empate técnico entre Lucena, que já foi prefeito duas vezes, governador do Estado, senador, e Nilvan, radialista, que faz sua estreia na disputa política na Capital paraibana.
A pesquisa Ibope sinalizou uma disputa acirrada pelo segundo lugar, a partir do empate técnico de Nilvan Ferreira com mais dois candidatos: Ruy Carneiro, do PSDB, com 16% e Edilma Freire, do PV, com 12%. Edilma é apoiada pelo esquema do atual prefeito Luciano Cartaxo, que está concluindo seu segundo mandato, e foi secretária de Educação na administração dele. Experimentou um crescimento vegetativo nas pesquisas do Ibope, o que levou partidários mais exaltados a prognosticarem uma virada, pela qual ela poderia avançar para um segundo turno.
Desempenho pífio está sendo o do ex-governador e ex-prefeito Ricardo Coutinho, do PSB, que na terceira pesquisa apareceu em quinto lugar, com 10% dos votos, seguido por Wallber Virgolino (Patriotas), com 9%, João Almeida (Solidariedade) com 3%, Raoni Mendes, do DEM, com 2% e Camilo Duarte, do PCO, com 1%. Rafael Freire, do UP, Anísio Maia, do PT, Carlos Monteiro (Rede),Ítalo Guedes (PSOL) e Rama Dantas (PSTU) não pontuaram na pesquisa.
Especialistas afirmam que na série histórica do Ibope Inteligência referente às sondagens sobre intenções de voto nas eleições deste ano em João Pessoa os candidatos Ruy Carneiro e Edilma Freire apresentaram as maiores evoluções percentuais ao longo da campanha, enquanto Cícero Lucena e Nilvan Ferreira se mantiveram estáveis nas primeiras posições. Na pesquisa anterior, Cícero acrescentara três pontos percentuais enquanto Nilvan permaneceu estacionário nos percentuais. O ex-governador Ricardo Coutinho e o deputado Wallber Virgolino oscilaram negativamente no curso da série histórica dos levantamentos do Ibope.
No quadro de rejeição, o ex-governador Ricardo Coutinho disparou com 50%, ficando praticamente isolado na liderança. Em segundo lugar, Cícero Lucena obteve 31% de rejeição, Ruy Carneiro 18%, Nilvan Ferreira 16% e Anísio Maia, do PT, 14%. O último levantamento do Ibope antes do pleito de hoje foi realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, sendo entrevistados, ao todo, 602 votantes. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, o nível de confiança utilizado é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral em João Pessoa.
A coordenação de campanha da candidata Edilma Freire, do PV, divulgou nota após a veiculação da pesquisa, contestando os percentuais. Ressalta a nota: “A pesquisa Ibope não reflete o sentimento que as ruas de João Pessoa têm demonstrado nesta reta final da campanha, onde verificamos ascendência de nossa candidatura em todas as regiões da cidade. Além disso, o Instituto errou por inúmeras vezes os dados divulgados sobre intenções de votos nas eleições passadas, fatos que reforçam nossa certeza de que estamos no segundo turno. Essa vontade do povo de João Pessoa será constatada neste domingo, após a apuração dos votos. Estamos seguros que o eleitor vai escolher o melhor caminho. Vamos ao segundo turno, e à vitória”.
A pesquisa foi feita de 12 a 14 de novembro. Foram ouvidos 602 eleitores da cidade de João Pessoa. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Número de identificação na Justiça Eleitoral: Nº PB 09109/2020.