Nonato Guedes
O eleitorado de Campina Grande, segundo colégio eleitoral da Paraíba, decidiu as eleições para prefeito em primeiro turno, no domingo, confirmando o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSD) como sucessor de Romero Rodrigues, que está concluindo seu segundo mandato. A vitória de Bruno foi oficialmente confirmada após as 22h de ontem, mas ele apresentou liderança folgada na disputa e passou a comemorar quando a totalização estava com menos de 70% dos sufrágios. Com 100% das urnas apuradas, o candidato alcançou 111.526 votos, equivalentes a 54,58% dos votos válidos.
Em segundo lugar ficou a ex-secretária de Estado Ana Cláudia, esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que concorreu pelo Podemos. O pleito teve, ainda, a participação do deputado estadual Inácio Falcão, do PCdoB,do empresário Arthur Bolinha, do PSL, e Olímpio Rocha, do PSOL.. Aos 29 anos, formado em Direito e natural de Campina, Bruno teve como vice Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella Ribeiro, do Progressistas. O novo prefeito iniciou militância política em 2012, sendo eleito o vereador mais votado de Campina Grande, com 4.631 votos. Em 2014, foi eleito deputado estadual, com 34.054 votos, e em 2018 disputou uma vaga na Câmara Federal, obtendo 44.143 votos, número insuficiente para ser eleito. Ele ocupou a Chefia de Gabinete da Prefeitura, de abril a dezembro de 2019.
Como parlamentar, sua atuação foi reconhecida na defesa de instituições como a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), o Hospital Napoleão Laureano e o Hospital São Vicente de Paulo, além de estar à frente da causa das pessoas como autismo. Foi autor de projetos como o Estatuto da Pessoa com Câncer, da lei que concede ao autista o direito a atendimento preferencial em instituições públicas e privadas e também criou o Conselho Escolar Antidrogas. Ao votar pela manhã no campus de Direito da UEPB, Bruno Cunha Lima afirmou que acreditava em vitória no primeiro turno porque fazia avaliação extremamente positiva do desenrolar da campanha. “Nós tivemos oportunidade de apresentar nossos projetos com olho no olho, conversando com as pessoas, dizendo verdades, sem precisar atacar absolutamente ninguém”.
Bruno teve o apoio do “clã” liderado pelo ex-senador Cássio Cunha Lima, que integra os quadros do PSDB, havendo engajamento do deputado federal Pedro Cunha Lima, presidente do diretório estadual do partido. A coordenação do processo, entretanto, foi confiada ao prefeito Romero Rodrigues, em quem o ex-senador Cássio reconheceu qualidades de liderança para assegurar a permanência do esquema no poder local. Romero Rodrigues é apontado nos bastidores como alternativa para disputar o governo do Estado em 2018. Particularmente, o prefeito que se despedirá em 31 de dezembro almeja fazer uma dobradinha com o presidente Jair Bolsonaro, com quem tem canais de interlocução, e que disputará a reeleição ao Planalto. Bolsonaro, na campanha deste ano, passou por Campina Grande a caminho do interior de Pernambuco e manteve contato com lideranças políticas no aeroporto, entre as quais o prefeito Romero Rodrigues e o candidato Bruno Cunha Lima.