Nonato Guedes
O candidato e ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) tem o apoio do Partido dos Trabalhadores no segundo turno das eleições, no dia 29 próximo. Em nota, a agremiação afirmou orientar a militância e a base social ao voto “contra Crivella e Bolsonaro”. Marcelo Crivella, do Republicanos, é o atual prefeito e disputa a reeleição. Em João Pessoa, o deputado estadual Anísio Maia, que foi candidato a prefeito pelo PT, mesmo contra a vontade da direção nacional, que recomendou o voto em Ricardo Coutinho (PSB), admitiu que no segundo turno, entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB), a opção petista seria pró-Cícero, mas condicionou a decisão a uma discussão interna.
Pelo Twitter, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que foi candidato a presidente da República em 2018, comentou a decisão do diretório estadual do PT no Rio de Janeiro. Considerou acertada a manifestação de apoio ao candidato Eduardo Paes, salientando que a seção fluminense, com isso, decidiu contribuir para derrotar o bolsonarismo. Marcelo Crivella é tido como candidato ostensivo do presidente Jair Bolsonaro no Rio. Em nota, o PT-Rio frisou: “Nós, petistas, temos clareza de nossa responsabilidade com a cidade e com os cariocas. Consideramos que derrotar Crivella e Bolsonaro é a prioridade. Precisamos virar a página dessa administração desastrada e incompetente”.
O comunicado diz ainda: “Paes se coloca no campo do social-liberalismo e tem avaliação positiva como gestor público e de comportamento democrático”. No entanto, se encontra em um campo político distante das bandeiras defendidas pelo PT. No primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores lançou a deputada federal Benedita da Silva à prefeitura. Ela terminou em quarto lugar com 11,27%, apenas 904 votos atrás de Martha Rocha (PDT), que teve 11,30%. Apesar da tendência de partidos de esquerda e centro-esquerda de apoiarem Paes, o PDT deliberou que vai adotar a neutralidade na eleição de segundo turno no Rio. Durante os debates de primeiro turno, Paes e a candidata do PDT, Marcha Rocha, protagonizaram diversos embates.
Pesquisa do Instituto Real Time Big/Data-CNN Brasil mostra que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) venceria Marcelo Crivella (Republicanos) no segundo turno se as eleições fossem hoje. Paes apareceu com 70% das intenções de votos válidos, ante 29% do atual prefeito. Neste caso, desconsideram-se as respostas que apontaram votos nulos ou brancos.