Nonato Guedes
A TV Correio/Record confirmou para sábado, a partir das 20h40, o debate com os candidatos a prefeito de João Pessoa no segundo turno – Cícero Lucena, do PP, e Nilvan Ferreira, do MDB, que será mediado pelo jornalista Hermes de Luna. O debate da TV Correio promete, mais uma vez, um formato inovador e dinâmico. Os representantes das duas candidaturas aprovaram a proposta, que vai permitir um confronto direto dos participantes e uma interatividade maior com o público. Serão quatro blocos, três intervalos, com duração prevista de duas horas.
Uma das inovações é que os telespectadores vão poder participar enviando perguntas, gravadas em vídeo, para os dois candidatos mais votados no primeiro turno das eleições, ocorrido no último domingo. As perguntas deverão ser gravadas com o celular na horizontal e enviadas para o número 9-9332-1212, pelo WhatsApp, devendo ser comuns aos dois candidatos. O portal Correio informa que com essa novidade a afiliada da Record prestigia mais uma vez a interatividade com seus telespectadores.
No primeiro turno das eleições, a TV Correio assegurou a participação de pelo menos 11 candidatos a prefeito da Capital do Estado e apresentou um formato que possibilitou cruzamento, por sorteio prévio, garantindo a participação de todos os presentes, de forma isonômica. Outra preocupação da emissora foi com as garantias para os protocolos sanitários por parte dos candidatos, dos assessores e dos próprios colaboradores, dentro e fora dos estúdios, de acordo com normas de autoridades sanitárias que estão monitorando a situação do coronavírus na Paraíba. Uma grande estrutura foi montada naquela ocasião e, ao final, os candidatos elogiaram o formato e a dinâmica do embate.
Nas redes sociais a hashtag #DebateNaTVCorreio foi o assunto mais comentado, segundo o monitoramento feito com exclusividade pelo Labimec (Laboratório de Macroeconomia e Informática da UFPB), a pedido da emissora. No debate do primeiro turno somente foi autorizada a entrada dos candidatos, acompanhados de dois assessores. No próximo sábado, segundo concordaram os dois postulantes, até três assessores podem acompanhar cada um deles, mas haverá aferição de temperatura antes da entrada na sede do Sistema Correio de Comunicação e todos respeitarão as regras de prevenção para a Covid-19, usando máscaras e com álcool em gel disponível para os participantes. O evento do fim de semana não contará com plateia e será proibido qualquer tipo de aglomeração do lado de fora do Sistema Correio. Além do debate, os candidatos irão participar de entrevistas individuais na TV Correio e na Rádio 98 FM.