Nonato Guedes
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), partido do vice-presidente da República Hamilton Mourão, reafirmou o apoio, neste segundo turno, à candidatura do ex-senador e ex-prefeito Cícero Lucena (PP) à sucessão municipal em João Pessoa. A executiva municipal, presidida pelo primeiro suplente de vereador João Eduardo, esteve reunida na quinta-feira com candidatos que disputaram uma vaga na Câmara Municipal da Capital no último domingo, 15. O objetivo do encontro foi reforçar o apoio a Cícero Lucena, segundo informou o deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente estadual do PRTB, confiante nas chances de vitória do postulante contra o candidato Nilvan Ferreira (MDB).
Eduardo Carneiro, que chegou a ensaiar candidatura a prefeito de João Pessoa no primeiro turno mas preferiu se retirar do páreo, passando a formar com a candidatura de Cícero Lucena, destacou o engajamento dos candidatos durante a campanha e também ressaltou a importância da confirmação do apoio do vereador Thiago Lucena no segundo turno ao projeto político representado por Cícero. Eduardo Carneiro lembrou que o apoio do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a Cícero, foi expresso ainda no primeiro turno. Acrescentou que algumas propostas defendidas pelo partido já foram incorporadas por Lucena em seu plano de governo, principalmente as que dizem respeito ao empreendedorismo e geração de emprego e renda na cidade.
O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa, chamou a atenção para a necessidade da desburocratização da máquina pública, garantindo o liberalismo econômico e a expansão do segmento no país. “Estamos com uma pauta bastante importante e temos a convicção que a pessoa certa para garantir que a economia da cidade possa dar uma alavancada e oportunizar a criação de novos postos de trabalho chama-se Cícero Lucena”, enfatizou.
Nas redes sociais circula um depoimento do médico Renô Torres Macaúbas, ex-fundador do Simed-João Pessoa, ex-vereador da Capital, atualmente com mais de 80 anos de idade, residindo em Picuí, no curimataú paraibano. No segundo mandato de Cícero Lucena na prefeitura de João Pessoa nos anos 2000, Renô foi convidado para participar da administração e diz que teve a oportunidade de compartilhar “a maior revolução na área de saúde de João Pessoa”. De acordo com ele, foram implantados e implementados instrumentos na área de Saúde que se tornariam referência no Nordeste.
Diz que com o apoio total do prefeito Cícero, “o maior e mais competente gestor público da nossa capital, até hoje”, destacaram-se, entre outros serviços: a implantação da equipe de peritos médicos concursados, implantação da central de regulação de João Pessoa, que na época era referência nacional, implantação de mais de 90% das equipes do PSF, com todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento, entrega a domicílio dos medicamentos para tratamento mensal a idosos acamados, diabéticos e cardíacos. “Isto foi uma revolução nos tratamentos no Brasil na época; portanto, foi uma experiência importante e inovadora, que aceitava a implantação de novos mecanismos de administração”, concluiu Renô Macaúbas.