Nonato Guedes
A TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, finalmente promoverá, na próxima sexta-feira, um debate entre candidatos a prefeito de João Pessoa nas eleições deste ano, reunindo os dois finalistas do segundo turno: Cícero Lucena, do Partido Progressista, e Nilvan Ferreira, do MDB. A notícia foi divulgada, ontem, pela apresentadora do JPB Segunda Edição Larissa Pereira, sem acrescentar maiores detalhes sobre formato e mediador(a), mas chamando a atenção para o fato de que será um “debate decisivo”. O confronto será realizado faltando três dias para a votação que decidirá o novo prefeito da Capital paraibana.
Durante todo o primeiro turno a emissora se omitiu de promover debates ou entrevistas, mantendo apenas a cobertura do dia a dia de postulantes, com suas respectivas agendas de atividades, e falas dos candidatos sobre assuntos específicos. Com o lançamento de 14 candidaturas à prefeitura de João Pessoa, a afiliada da Globo tentou mediar um acordo junto a partidos e coligações para que um número reduzido de postulantes participasse, até em respeito às medidas rigorosas de prevenção ao coronavírus recomendadas pelas autoridades de Saúde Pública do Estado. Não houve consenso por parte de agremiações, candidatos e coligações, e a TV Cabo Branco optou por desistir de promover debate. Nesse ponto, seguiu orientação da Rede Globo para emissoras afiliadas em Capitais e outras cidades importantes, com vistas a unificar a linha de comportamento das estações no período eleitoral.
O destaque para a TV Cabo Branco, no primeiro turno, ficou por conta da divulgação de pesquisas de intenções de votos contratadas ao Ibope Inteligência. Os resultados apresentados, considerando uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, coincidiram com a tendência de parcelas do eleitorado pessoense. Nesse sentido, o Ibope acertou ao projetar um segundo turno entre os candidatos Cícero Lucena e Nilvan Ferreira. Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, os cuidados foram redobrados tanto na metodologia de campo para realização de pesquisa de intenção de votos como nos critérios técnicos para avaliação de tendências do eleitorado. O Sistema Paraíba de Comunicação valeu-se, também, da rádio CBN para veicular informações sobre o período propriamente dito da campanha eleitoral e para produzir entrevistas com candidatos e candidatas sobre suas propostas para o eleitorado pessoense.
A direção de jornalismo da emissora avalia que agiu corretamente no processo, levando-se em consideração as circunstâncias atípicas decorrentes da proliferação da pandemia de Covid-19 e destacou a preocupação e o compromisso de também resguardar a saúde de funcionários, entre apresentadores, câmeras e operadores. Tanto a TV Cabo Branco como a TV Paraíba, sediada em Campina Grande e igualmente afiliada da Globo, têm tradição de vanguarda na história recente do telejornalismo em campanhas eleitorais, não só em debates mas em produção de material de qualidade sobre desafios enfrentados pelas cidades, como espécie de alerta para postulantes a cargos de prefeito. No primeiro turno, destacaram-se nos debates as TVs Correio/Record, Arapuan, Master e Tambaú. A TV Tambaú, que é afiliada do SBT, anunciou para quinta-feira próxima o último debate da campanha eleitoral deste ano, e, como a Cabo Branco, revelou também que será “decisivo” para influenciar a manifestação do eleitorado que vai voltar às urnas no domingo vindouro.