Nonato Guedes
Através da Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa), o governo da Paraíba promove a partir de hoje um ciclo de videoconferências para debater a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba. A iniciativa congrega 10 videoconferências que serão realizadas até o dia 4 de dezembro com a participação de toda a sociedade. “A contribuição social é fundamental”, destacou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Araújo. Segundo ele, o PRH-PB disciplina a implementação de programas, projetos, obras e estudos que irão ampliar o aproveitamento dos recursos hídricos para o desenvolvimento e a segurança hídrica em todo o Estado.
– Por isso, é muito importante a participação da sociedade representada pelo poder público (municipais, estadual e federal), usuários de água e da sociedade civil – reforçou Beranger Araújo. Em cada videoconferência serão apresentados e discutidos os cenários futuros dos recursos hídricos no Estado, por bacia hidrográfica: a Sub-bacia hidrográfica do Rio Piancó/Piranhas no dia 23, SBHs do Rio Peixe e Alto Piranhas, dia 24, SBHs dos rios Espinharas e Médio Piranhas, dia 25, SBHs do Alto Rio Paraíba e rio Taperoá, dia 26, SBHs do Médio e Baixo Rio Paraíba, dia 27, SBH do Baixo Rio Paraíba, dia30, BH do Alto Rio Mamanguape, dia primeiro, BHs dos rios Abiaí e Gramame, dia 2, BH do Baixo Rio Mamanguape, dia 3, e SBH do Baixo Rio Paraíba, dia 4.
O processo de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba está sendo realizado por meio de um convênio entre o governo do Estado, através da Aesa, e o Ministério do Desenvolvimento Regional. As videoconferências serão realizadas por meio da Plataforma Google Meet e, para participar, os interessados devem acessar o link da bacia hidrográfica de sua preferência. A Aesa é vinculada à Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais de domínio do Estado da Paraíba, de águas originárias de bacias hidrográficas localizadas em outros Estados que lhe sejam transferidas através de obras implantadas pelo governo federal e por delegação, na forma da Lei, de águas de domínio da União que ocorrem em território do Estado da Paraíba.