Arthur Araújo
O prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta terça-feira (24), o novo Centro Operacional de Trânsito e Transportes (Cott) da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). O setor é responsável pelo monitoramento ao vivo do trânsito da Capital e recebeu a estrutura necessária para ampliação desse serviço. A previsão é de que, até o final do ano, 116 câmeras com resolução full HD estejam instaladas em toda a cidade.
“O Cott desempenha um papel fundamental na garantia de um trânsito mais seguro e mais organizado para a população e agora estamos disponibilizando toda a estrutura para que este serviço seja ampliado e reforçado. A tecnologia tem sido uma grande aliada da gestão na garantia de um trânsito de mais qualidade”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.
De acordo com o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini, o Cott, que hoje conta com 68 câmeras, passará a ter 116 até o final do ano. “Estamos fazendo a substituição dos equipamentos existentes por outros mais modernos e, ao final, também serão acrescido mais 48 pontos de monitoramento, fortalecendo este trabalho que é feito na cidade”, afirmou. As novas câmeras contam com imagem full HD e tecnologia OCR, que permite a identificação e leitura das placas dos veículos.
É no Centro Operacional que o trânsito da cidade é monitorado de forma permanente. As câmeras funcionam 24h e são observadas por agentes de mobilidade das 6h às 24h. Além das infrações de trânsito, são verificados casos de acidentes ou outros eventos que possam trazer prejuízos ao fluxo.
Dessa forma, os agentes podem enviar equipes em casos de emergência ou acionar outros órgãos competentes, como as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Guarda Municipal, Samu, Corpo de Bombeiros ou mesmo a polícia. “O monitoramento vai além da fiscalização, ele trabalha de forma unificada para dar uma resposta rápida às ocorrências diárias e trazer mais agilidade, conforto e segurança para a população”, explicou o Diretor de Operações, Sanderson Cesário.
O Cott recebe contato direto da população por meio do telefone 118. Além disso, disponibiliza o número 987602134, no Whats App, para envio de imagens e orientações rápidas sobre ocorrências. Em seu novo formato, o setor ainda vai trabalhar de forma integrada com a Central de Reclamações e Informações (Cerin), facilitando o repasse de informações e o atendimento das demandas da população.