Nonato Guedes
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba enalteceu a excelência do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil do Estado por meio da Coordenação das Delegacias da Mulher no Estado, o que foi reconhecido e confirmado no começo desta semana com a conquista do Prêmio Viva 2020, realizado pelo Instituto Avon e Empresa Marie Claire, “que é uma celebração pela vida de todas as mulheres”. A SEDS destaca que a delegada Maísa Félix, coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, foi premiada e homenageada por sua atuação em defesa dos direitos humanos.
Em sua terceira edição, o prêmio homenageia ações emergenciais de defesa dos direitos das mulheres, maiores vítimas da violência e privações econômicas durante a pandemia do coronavírus e fora dela. A delegada Maísa Félix concorreu na categoria Segurança e Justiça com uma escrivã de Minas Gerais e uma advogada de São Paulo. Ela agradeceu ao governo do Estado e à secretaria da Segurança e Defesa Social, além de instituições parceiras e todos os servidores envolvidos “nesse programa vitorioso que deu o prêmio à Paraíba”. Disse: “O prêmio é o coroamento do trabalho da Segurança Pública, do Programa Paraíba Unida pela Paz, de toda a força policial como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba”.
Maísa Félix fez um registro especial à dedicação de todos os profissionais envolvidos no trabalho, como os profissionais que compõem as Delegacias da Mulher, a exemplo de delegadas, agentes, escrivãs, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços e todo o pessoal de apoio de outras categorias, como psicólogas e assistentes sociais. “A todos eles, reforço a minha gratidão porque entenderam e tomaram para si todas as políticas adotadas para o combate à violência contra a mulher”, comentou a delegada Maísa Félix. Ela destacou também as parcerias com outras secretarias e instituições para o êxito desse trabalho. “Através do Programa Mulher Protegida, nós conseguimos pactuar com outras secretarias, como a da Mulher e Desenvolvimento Humano. A Polícia Civil, através da Delegacia-Geral e a própria secretaria de Segurança e Defesa Social nos apoiou no trabalho educativo e preventivo e a Academia de Polícia preparou e qualificou nossos profissionais. Por isso, é o trabalho de toda uma rede que está sendo coroado”.
A delegada reforçou, também, a união de instituições como o Ministério Público, Poder Judiciário e demais organizações parceiras, bem como a ação do governo do Estado como um todo por possibilitar “levarmos um atendimento e um serviço de qualidade através do SOS Mulher, Patrulha Maria da Penha e mais recente, com a pandemia, o atendimento através da Delegacia Online”. Promovida há três anos pelo Instituto Avon e Empresa de Cosméticos Marie Claire, a premiação tem por finalidade reconhecer o trabalho de autoridades que atuam na defesa dos direitos humanos. Este ano, o Prêmio contemplou ações criadas para combater a violência doméstica, que aumentou durante o confinamento social imposto pela pandemia causada por Covid-19.