Amanhã, prefeitos de 57 cidades brasileiras vão ser escolhidos no segundo turno das eleições municipais de 2020 – desse total, 18 são capitais. A capital da Paraíba, João Pessoa, figura na relação, registrando a disputa entre os candidatos Cícero Lucena, do PP, e Nilvan Ferreira, do MDB. O número do total de municípios com segundo turno corresponde a 60% do total de 95 localidades com mais de 200 mil eleitores onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano, segundo informa uma matéria da BBC News.
De acordo com a Constituição, o segundo turno somente se verifica quando nenhum dos candidatos dessas cidades consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos (ou seja, dos votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo, excluindo brancos e nulos). Aí, disputam o segundo turno os candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno. A quantidade de cidades com mais de 200 mil eleitores cresceu nas últimas eleições, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Em 2016 eram 92 e em 2012 apenas 83 se enquadravam nessa condição. São Paulo é o Estado com maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores (28), seguido por Rio de Janeiro (10) e Minas Gerais (9).
Em 2020, os brasileiros estão vendo o segundo turno ser realizado no menor espaço de tempo da história, com um intervalo de apenas duas semanas em relação à primeira rodada de votação. Devido à pandemia de Covid-19, o Congresso Nacional aprovou uma alteração no calendário eleitoral, com o primeiro turno realizado no dia 15 de novembro e o segundo turno programado para 29 de novembro. De acordo com a Constituição Federal, o primeiro domingo de outubro é definido como data do primeiro turno das eleições e o segundo turno é realizado no último domingo do mesmo mês. O intervalo costuma variar entre três (2012) a quatro semanas (2016).O segundo turno tem um equilíbrio entre esquerda e direita. De 32 cidades que tiveram pesquisas eleitorais divulgadas até o dia 26, o site “Congresso em Foco” compilou todos os levantamentos e chegou à conclusão sobre o equilíbrio no desempenho dos partidos de esquerda, direita e centro.
Puxada pelo PT e pelo PDT, a esquerda lidera as pesquisas em 11 cidades. Já entre os partidos de direita, o DEM é o que tem mais candidatos liderando as pesquisas de intenção de voto. No campo dos partidos de centro, MDB e Podemos são as legendas que aparecem com melhores projeções.