Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (Cidadania) comemorou a vitória do ex-senador Cícero Lucena (PP) para prefeito de João Pessoa no segundo turno, p0r 55,16% e reafirmou que está garantida a parceria entre a administração estadual e a gestão municipal para a execução de obras de impacto e aplicação de investimentos em setores da Capital, como a infraestrutura. Ressaltou, ainda, que pretende se articular com Cícero Lucena para ações conjuntas não só de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, como na execução de ações que possibilitem a reativação das atividades econômicas, gerando oportunidades de emprego e renda.
Foi a primeira vez, como governador, que João Azevêdo atuou no comando de um agrupamento político durante campanha eleitoral, e a sua avaliação, bem como a de interlocutores, é de que o resultado, no geral, foi positivo para o esquema, sendo que a vitória na Capital paraibana foi a mais emblemática. No primeiro turno, o governador assistiu à derrota do seu ex-aliado político Ricardo Coutinho (PSB), que acabou ficando em sexto lugar nas apurações. Também foram derrotados adversários do governo como o deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB, e Wallber Virgolino, do Patriota, e a professora Edilma Freire (PV), apoiada pelo esquema do prefeito Luciano Cartaxo. Edilma não teve votos para ir, sequer, ao segundo turno. O Cidadania do governador participou da chapa de Cícero, indicando para vice o vereador Léo Bezerra.
Líder em todas as pesquisas do Ibope, o ex-senador Cícero Lucena voltou a disputar uma eleição após seis anos afastado da política. Para isso, ele deixou o PSDB, onde construiu grande parte da carreira e filiou-se ao Progressistas. Ex-prefeito de João Pessoa por dois mandatos, Cícero Lucena tem 63 anos de idade e nasceu em São José de Piranhas. Em João Pessoa, tornou-se empresário da construção civil, presidente do Sinduscon, constituiu família e assumiu funções de destaque no Estado. Seu último mandato eletivo foi o de senador, exercido até janeiro de 2015, quando deixou a Casa. Em 2012, Lucena disputou a prefeitura de João Pessoa mas foi derrotado pelo atual prefeito Luciano Cartaxo. Em 2014, teve as portas fechadas quando cogitou disputar a reeleição para o Senado na chapa de Cássio Cunha Lima, do PSDB. No primeiro turno das eleições deste ano, Cícero obteve 75.610 votos (20,72%) e terminou em primeiro lugar na disputa. Após o resultado, o vereador João Almeida (Solidariedade) e o procurador Carlos Monteiro (Rede), que foram candidatos a prefeito de João Pessoa, manifestaram apoio a Cícero Lucena.