Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), que a partir de hoje passa a ter apenas um mês à frente do cargo, prestes a concluir oito anos de mandato na edilidade pessoense, apresentará amanhã os nomes que vão compor a sua equipe de “transição”, encarregada de repassar informações ao prefeito eleito Cícero Lucena, do PP, sobre a realidade econômica, financeira, social e administrativa do município, bem como o cronograma das providências que foram adotadas até o momento para o enfrentamento à pandemia do coronavirus. O anúncio acontecerá em meio à apresentação dos dados referentes à gestão municipal e Luciano Cartaxo, cuja candidata á prefeitura, Edilma Freire, não logrou, sequer, passar para o segundo turno, prometeu transparência absoluta nos informes a respeito da radiografia administrativa.
O chefe do executivo municipal, que governa João Pessoa desde 2013 (foi eleito pela primeira vez pelo Partido dos Trabalhadores), voltou a reiterar que haverá transparência total por parte da sua equipe no sentido de manter a equipe designada pelo futuro prefeito inteirada sobre a conjuntura disponível na prefeitura. Seus auxiliares repassarão, igualmente, dados concretos sobre o quadro de equilíbrio fiscal que o gestor assegura que vai deixar, inclusive, com recursos da ordem de US$ 100 milhões, contraídos junto ao BID, para financiamento de projetos de infraestrutura na Capital paraibana. Entre os nomes que circularam, ontem, na bolsa de especulações para compor a equipe de transição da parte do atual prefeito estão os titulares de pastas estratégicas como Roberto Wagner (Planejamento), Adelmar Régis (Procuradoria), Laura Montenegro (Administração), Tiago Lins (Controladoria), Ubiratan Pereira (Transparência e Sérgio Ricardo (Finanças).
Luciano Cartaxo distribuiu nota, ontem, informando que o prefeito eleito receberá a PMJP estruturada, com equilíbrio fiscal e o menor índice de endividamento do país, além de recursos que garantem um planejamento sustentável pelos próximos quatro anos. O atual prefeito pontuou: “João Pessoa está pronta para o futuro graças aos bons resultados que apresentamos ao longo dos últimos oito anos. A cidade avançou em todas as áreas, da educação à saúde, da habitação à infraestrutura, através de um projeto voltado para o bem-estar da nossa população. E é esta cidade melhor planejada e com muitas obras em andamento que o novo gestor receberá para dar continuidade e assegurar que as conquistas do nosso povo sejam mantidas”.
Enquanto isso, o prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena, vai anunciar às 10h de hoje os primeiros nomes da sua equipe de transição. O anúncio será feito através de live em redes sociais. O grupo será incumbido de receber os dados repassados pela gestão do atual prefeito Luciano Cartaxo e encaminhar ao próximo chefe do Executivo municipal. Cícero Lucena foi eleito em segundo turno no último domingo, 29, com 185.055 votos, derrotando o candidato Nilvan Ferreira, do MDB. Será a terceira vez que Cícero Lucena será investido na prefeitura municipal de João Pessoa, tendo como vice Léo Bezerra, do Cidadania.