Nonato Guedes
Apesar de o quadro ser considerado estável, o senador José Maranhão, presidente do diretório regional do MDB na Paraíba, continuava internado, ontem, em unidade hospitalar de João Pessoa, em estado de observação, de acordo com boletim médico fornecido à imprensa. O parlamentar testou positivo para Covid-19 no domingo, dia 29, após participar da maratona de visitas e contatos políticos acompanhando o candidato do MDB a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira, que ficou em segundo lugar no segundo turno e perdeu a disputa para Cícero Lucena, do PP. José Maranhão havia dado entrada em um hospital particular com quadro de febre e tosse, no início da noite. Após fazer exames, teve diagnosticada a doença.
José Maranhão tem 87 anos de idade e a equipe médica decidiu mantê-lo em observação tendo em vista que ele é integrante do chamado grupo de risco da doença. Na manhã de domingo, Maranhão, que foi governador da Paraíba por três vezes, deputado federal e deputado estadual, acompanhou o radialista Nilvan Ferreira ao local de votação na Capital paraibana. Deu declarações a repórteres demonstrando otimismo quanto às chances de vitória, diante da diferença apertada entre ele e o ex-senador Cícero Lucena, apontada por pesquisas de opinião pública. Depois, foram juntos à seção do senador. O emedebista estava acompanhando apuração do resultado do segundo turno das eleições quando a febre e a tosse aumentaram, sendo necessário o seu deslocamento para um hospital.
Enquanto isso, o candidato Nilvan Ferreira, que resolveu descansar após a maratona dos dois turnos da disputa pela prefeitura municipal de João Pessoa, deu declarações agradecendo a votação expressiva alcançada no pleito do dia 29 e registrando a manifestação de confiança e receptividade por parte de segmentos do eleitorado da Capital às suas propostas apresentadas durante a campanha. Disse acreditar ter contribuído positivamente para a discussão de problemas que afetam a população da Capital e reafirmou que se considerava absolutamente preparado para os desafios administrativos, inclusive as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Nilvan Ferreira candidatou-se a um cargo eletivo pela primeira vez este ano e pontuou que a sua proposta de mudança na filosofia administrativa em João Pessoa teve aceitação de um contingente expressivo da sociedade. Salientou que não pretende abandonar a vida pública e que vai reavaliar os próximos passos que planeja empreender. Ele confessou sua gratidão ao senador José Maranhão, dirigente estadual do MDB, por ter acolhido a sua candidatura a prefeito de João Pessoa e confiado no seu desempenho. Desejou melhoras ao parlamentar, que está se recuperando de contaminação por Covid-19.