Nonato Guedes
O prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), que decidiu agilizar o processo de transição no município, colhendo informações da atual gestão Luciano Cartaxo (PV) para balizar as medidas a serem adotadas nos cem primeiros dias, afirmou que o vice-prefeito Léo Bezerra (Cidadania) vai cumprir missões relevantes na sua administração, em absoluto entrosamento com ele e com outros integrantes da equipe que está sendo formada. De acordo com Cícero, Léo Bezerra, filho do deputado estadual Hervázio Bezerra, será extremamente importante nos entendimentos com os integrantes da Câmara Municipal de João Pessoa a partir da próxima legislatura com vistas à agilização na aprovação e encaminhamento de projetos e matérias de interesse público.
Ao mesmo tempo, salientou que Léo Bezerra será elo de ligação da administração municipal pessoense com o governo de João Azevêdo (Cidadania), que declarou apoio à candidatura de Lucena desde o primeiro turno. O governador tem reiterado manifestações de desejo de cooperação e intercâmbio com a administração de Cícero, que volta ao comando da prefeitura pela terceira vez e ressaltou que há um vasto espaço para a proliferação de parcerias em benefício dos setores mais carentes da comunidade da Capital. Cícero Lucena, ao mesmo tempo, já deflagrou articulações com integrantes da bancada federal paraibana a fim de obter apoio no encaminhamento de projetos de natureza técnica nos escalões federais e junto ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele conta com o reforço declarado da senadora licenciada Daniella Ribeiro, do PP, e do senador em exercício Diego Tavares. Este último acumula vasta experiência já gestão públlica, tendo ocupado cargos importantes em âmbito estadual e municipal.
Alcançou grande repercussão nos meios políticos e administrativos de João Pessoa a decisão do prefeito eleito Cícero Lucena de fazer voltar a executiva Socorro Gadelha à secretaria de Habitação da prefeitura municipal, a fim de dar continuidade a projetos que vinha implementando. Ligada ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP, Socorro Gadelha foi secretária nacional de Habitação no governo do presidente Michel Temer (MDB). Vinha se destacando na secretaria municipal de Habitação na gestão do atual prefeito Luciano Cartaxo. Socorro Gadelha chegou a ser mencionada por Cartaxo como uma das alternativas para concorrer à sua sucessão à prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano, quando ainda era filiada ao PV. Juntamente com outros secretários, chegou a se desincompatibilizar do posto para ficar disponível com vistas a uma indicação. Mas ela acabou sendo preterida por Luciano Cartaxo, juntamente com os ex-secretários Diego Tavares e Daniella Bandeira. Em consequência, se afastou da administração Cartaxo em definitivo e engajou-se à campanha de Cícero Lucena. A expectativa de Cícero é de que, com o seu retorno, sejam liberados projetos de interesse da administração pessoense, que estão travados em gabinetes federais em Brasília.
Ao ser abordado, ontem, por repórteres, sobre outros nomes que poderão vir a compor o seu secretariado, o prefeito eleito Cícero Lucena pediu cautela, observando que está promovendo consultas junto a forças políticas que o apoiaram na última campanha eleitoral. Ele anunciou que são as melhores possíveis as perspectivas de entendimento com o governador João Azevêdo, mediante a execução de ações conjuntas e de políticas públicas de repercussão que foram discutidas preliminarmente no curso da campanha eleitoral deste ano. “Queremos revolucionar João Pessoa nos seus mais diversos setores”, assinalou o prefeito eleito, que tomará posse a primeiro de janeiro.