Nonato Guedes
A médica Alice Maranhão, filha do senador e ex-governador da Paraíba, José Maranhão (MDB), valeu-se de redes sociais para pedir mais “empatia” de pessoas que criticaram a transferência do parlamentar, acometido de Covid-19, para um hospital privado de São Paulo. Alice e outros familiares, ao mesmo tempo, reagiram com indignação a fakenews espalhadas em meios de comunicação sobre suposta morte do senador. Todos pediram mais respeito à figura pública de Maranhão, que foi inicialmente internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, sendo transferido para São Paulo devido a complicações e à necessidade de cuidados redobrados. Ele tem 87 anos de idade.
A mensagem veiculada no Instagram por Alice Maranhão tem este teor: “Gostaria de pedir mais empatia das pessoas…Se você não concorda com o posicionamento político do meu pai, se não o respeita ou admira como político, tudo bem, mas, pelo menos, o respeite como ser humano. Lembre que por trás do político existe o marido de alguém, o pai e avô de alguém que neste momento está sofrendo por ver o seu ente querido vítima de Covid-19. Infelizmente, as pessoas falam sem pensar. Só quem passa por um momento como esse é que sabe”. A notícia da suposta morte do parlamentar foi disseminada entre grupos de WhatsApp e no Instagram, causando confusão junto à opinião pública e, também, reações de revolta de pessoas, independente de cor partidária.
O ex-governador José Maranhão foi transferido no final da noite de quinta-feira, 3, para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, seguindo os protocolos de segurança para remoção aeromédica. Ele saiu da UTI do Hospital Alberto Urquiza Wanderley em João Pessoa e precisou ser sedado e entubado. Maranhão havia começado a apresentar falta de ar e febre e, num primeiro momento, foi transportado para a UTI. Ele foi internado desde domingo, dia do segundo turno das eleições para prefeito de João Pessoa, depois de percorrer seções eleitorais acompanhando o candidato do MDB a prefeito da Capital, Nilvan Ferreira, que foi derrotado no embate com Cícero Lucena, do PP. Ele votou normalmente, mas pouco depois passou mal, sendo levado ao Hospital da Unimed para exames. Em pouco tempo confirmou-se que Maranhão fora infectado por Covid-19.
Boletim médico liberado ontem, em São Paulo, considerou como estável o quadro clínico do senador José Maranhão. Na sexta-feira, sua esposa, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, também foi diagnosticada com a Covid-19. A chefe de gabinete da desembargadora, Cristina Monteiro, informou que Fátima está em casa e que seu quadro clínico é estável. Na página do senador na Internet, a família postou esta mensagem: “Cresce nossa corrente de fé e confiança pela recuperação do nosso querido senador José Maranhão, internado em São Paulo para tratamento da Covid-19. Homem de fé, de família, de realizações e de bravas conquistas, trava uma difícil batalha pela vida. Todos – família, amigos, funcionários do gabinete em Brasília e João Pessoa, eleitores paraibanos que tanto o admiram, nos unimos em fé e numa torcida imensa por sua plena recuperação. Estamos todos unidos e confiantes, senador José Maranhão. Temos muita esperança que sua saúde será restabelecida”.