Nonato Guedes
O vice-prefeito eleito de João Pessoa, Léo Bezerra (Cidadania), garantiu que não exercerá um papel decorativo na gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), a ser empossada a primeiro de janeiro, e que terá participação ativa em decisões, colaborando, ao mesmo tempo, com atos de fiscalização de problemas para encaminhamento de soluções junto a auxiliares do futuro mandato. Filho do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), Léo Bezerra admitiu a possibilidade de vir a acumular o cargo de vice-prefeito com a titularidade de uma secretaria estratégica e salientou que está preparado para essa eventualidade.
Léo Bezerra, em declarações à rádio Pop FM, destacou que o ambiente de entrosamento é o melhor possível entre ele e o prefeito eleito Cícero Lucena, acrescentando que, em muitos casos, ambos “tocam de ouvido”. Ele frisou que atualmente está integrado às equipes de transição designadas pelo prefeito eleito para recolher informações da equipe do atual prefeito Luciano Cartaxo (PV), que está concluindo sua segunda gestão na prefeitura da Capital. O vice-prefeito eleito queixou-se que em algumas equipes de transição ligadas ao atual governo há certa demora no repasse de informações valiosas sobre a estrutura administrativa municipal que, a seu ver, é gigantesca. “É possível dizer que temos tido um prazo curto demais para conhecimento da realidade do município, mas isto está sendo superado pelo nível e pela experiência de pessoas designadas para comandar a transição da parte do novo governo”, frisou.
O vice-prefeito Léo Bezerra confirmou que desempenhará um papel decisivo de articulação política junto a vereadores que comporão a próxima legislatura da Câmara da Capital, onde ele ainda pontifica. Ressaltou que mantém um excelente relacionamento com vereadores de diferentes partidos e acredita que o interesse público prevalecerá acima de eventuais divergências. Falou dos desafios que serão enfrentados pela terceira administração de Cícero Lucena na prefeitura, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de medidas para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Um desafio adicional, conforme ele, será operacionalizar campanha de vacinação ampla contra a Covid-19. A futura administração está atenta, também, aos desafios causados pela crise econômica, com a paralisação de atividades em vários setores.
– A postura recomendada pelo prefeito Cícero Lucena tem sido a de diálogo e, ao mesmo tempo, a de oferecimento de soluções concretas para os problemas que estão colocados na mesa – declarou o vice-prefeito eleito Léo Bezerra. Ele considerou proveitosa a reunião mantida com o ainda vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, como parte do processo de transição. Informou que dará prioridade, na articulação junto aos vereadores, à questão das emendas impositivas, normalmente polêmicas entre os poderes públicos. Conforme Léo Bezerra, já tratou do assunto com Cícero Lucena e este demonstrou abertura para dialogar sobre as reivindicações de interesse público formuladas pelos vereadores. Léo disse que a sua escolha para candidato a vice na chapa de Cícero partiu diretamente do governador João Azevêdo, líder maior do “Cidadania”, durante uma conversa mantida na Granja Santana. Para ele, o governo do Estado será fundamental na relação com a nova administração pessoense para a concretização de projetos comuns de interesse público.