Nonato Guedes
Durante audiência com o governador João Azevêdo, ontem, no Palácio da Redenção, o prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), defendeu o engajamento de prefeitos de cidades da região metropolitana abrangida pela Capital nas novas ações e medidas emergenciais de enfrentamento à Covid-19 no Estado, destacando que o empenho de todos é fundamental para que haja progresso no combate à epidemia. Com o governador, o novo prefeito, que toma posse a primeiro de janeiro, debateu estratégias conjuntas de enfrentamento ao coronavírus. Na oportunidade, reforçaram a importância da conscientização do uso de máscaras e da higienização constante das mãos, e dos cuidados com as festividades de final de ano para evitar a disseminação da doença.
Foi divulgado, ao final do encontro, que está definida a realização de reunião com prefeitos eleitos e reeleitos da Grande João Pessoa para tratar das medidas para combater o avanço do vírus na região. Cícero Lucena destacou o fato de que a Capital é, naturalmente, polo de convergência que se irradia para o Estado como um todo, exemplificando que muitos pacientes com suspeita de contaminação por Covid são enviados por municípios das mais longínquas regiões para atendimento nos hospitais e outras unidades de saúde de João Pessoa, o que pode provocar sobrecarga ou congestionamento se não houver planejamento preventivo para atendimento da demanda. Salientou que esse papel-chave continuará a ser desempenhado por João Pessoa, mas, justamente por isso, é necessário o reforço por meio da integração de prefeituras da região metropolitana ao conjunto das medidas recém-definidas para intensificar a prevenção e o combate à emergência.
A data da reunião conjunta entre os gestores da região metropolitana de João Pessoa será posteriormente anunciada. O governador João Azevêdo, que se fez acompanhar no encontro de secretários de Pastas estratégicas, destacou a produtividade da reunião e a oportunidade de apresentar o cenário da pandemia do coronavírus em João Pessoa. Foi textual: “Nós organizamos essa reunião, juntamente com as nossas equipes técnicas da Saúde, para que se pudesse nivelar as informações e estabelecer um cronograma de atividades que serão implantadas a partir de primeiro de janeiro. O nosso objetivo é continuar salvando vidas, protegendo as pessoas e fazendo com que o sistema de saúde continue oferecendo respostas que são imprescindíveis. Essa parceria entre Estado e prefeitura vai permitir que possamos passar a mensagem à população de que o caminho para enfrentar a pandemia é fazendo a higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social”.
Foi esclarecido, na ocasião, que a estrutura de Saúde Pública do Estado continua sendo cada vez mais reforçada para o atendimento a casos de pacientes com Covid-19, enquanto está praticamente pronto o plano de ação do governo do Estado para funcionar no período de imunização ampla que será definido após o avanço de entendimentos com o governo federal e de tratativas com laboratórios especializados que estão se dispondo a facilitar a aquisição de vacinas para a população. Tanto João Azevêdo quanto Cícero Lucena avaliaram com otimismo as parcerias que serão desencadeadas a partir de janeiro em João Pessoa, com prioridade para o enfrentamento à Covid, evidenciando que o processo de tomada de decisões tende a ganhar celeridade, com respostas mais rápidas para a população em geral.