A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamentou a morte, ontem, do ex-prefeito de Cajazeiras e ex-deputado federal Francisco Matias Rolim (Chico Rolim), com 98 anos completados no último dia seis de dezembro. Debilitado por problemas de saúde, o ex-gestor morreu de causas naturais. Ele fez história na política do Sertão, tendo sido prefeito de Cajazeiras por onze anos. George Coelho, presidente da Famup, destacou: “A Federação lamenta a morte do gestor que garantiu o desenvolvimento de Cajazeiras, executando obras importantes no município e garantindo a instalação de um campus da Universidade Federal da Paraíba, além do terreno para abrigar a instituição. Deixamos nossos sentimentos à família e os votos de profundo pesar”.
Durante sessão remota da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jeová Campos, do PSB, definiu Chico Rolim como “o homem que levou a universidade para Cajazeiras, fez obras de esgotamento sanitário no município em 1976 e tantas outras ações importantes”. Ele ressaltou que Chico Rolim será lembrado como “um grande líder do povo cajazeirense”. Outros representantes da região, como a deputada Doutora Paula Francinete e Júnior Araújo endossaram a manifestação de Jeová Campos e pediram para subscrever a moção de pesar. Ambos enalteceram a importância do ex-prefeito e político para Cajazeiras e para o Estado.
Francisco Rolim nasceu no sítio Olho D’Agua do Melão, atual distrito de Felizardo, pertencente ao município de Ipaumirim, no Ceará, e chegou jovem à casa de familiares em Cajazeiras para estudar e trabalhar. Começou sua vida profissional como balconista, tornando-se mais tarde um bem sucedido comerciante no ramo de tecidos na terra do Padre Rolim. Começou sua vida pública como vereador, tendo sido presidente da Câmara Municipal e prefeito da cidade em 1963 e 1977, beneficiado por duas prorrogações de mandatos, o que fechou um período de onze anos de atuação. Como candidato a deputado federal, ele ficou na suplência mas assumiu a titularidade por um certo período, defendendo reivindicações do interior da Paraíba.
Quando prefeito, foi responsável pela aprovação do Projeto Cura, que financiou grandes obras na cidade, a exemplo da abertura e asfaltamento da avenida Comandante Vital Rolim e de outras ruas do Centro da cidade. Ontem, na Assembleia Legislativa da Paraíba, os deputados prestaram homenagem “in memoriam” ao deputado Genival Matias, que faleceu em julho e sofreu mal súbito ao cair de uma moto aquática na praia de Serrambi, em Ipojuca,m município localizado no litoral sul do Estado de Pernambuco. Ele ocupava o cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia e se encontrava em seu terceiro mandato de deputado estadual.