A campanha encetada pela Assembleia Legislativa da Paraíba contra o racismo foi destaque nacional na sexta-feira, 18. O vídeo desenvolvido pela TV Assembleia foi veiculado na TV Senado, durante um programa voltado para a Declaração dos Direitos Humanos e a elaboração de leis. “A campanha da TV Assembleia reflete bem a nossa luta diária contra o racismo. Ela não é apenas bonita. Ela é sincera. Em um Estado em que pessoas negras têm 6,6 vezes mais chances de serem assassinadas, temos a obrigação moral e social de mudar essa situação. O racismo não é uma luta de negros, é uma luta de todos”, comentou o presidente da Assembleia Legislativo, Adriano Galdino.
Este ano, a TV Assembleia planejou uma campanha educativa sobre o racismo na Paraíba com foco na educação e mudança de mentalidade. Aproveitando o mês da Consciência Negra, a iniciativa buscou o engajamento de todos com textos educativos e de chamamento, a exemplo de “Não Basta não ser racista. Tem que lutar contra o racismo. Denuncie”. Além do vídeo, a Casa de Epitácio Pessoa divulgou uma série de materiais nas redes sociais, com dados, números relevantes e contatos para denúncias. A ALPB tem atuado na produção de projetos de lei que visam a proteger os direitos dos negros paraibanos, proibindo qualquer ato racista no Estado.
O presidente Adriano Galdino salientou que os temas de repercussão social têm ganhado visibilidade no Poder Legislativo, a par da sensibilidade dos parlamentares para com as demandas dos diversos segmentos. Assim é que comissões temáticas criadas no âmbito da Assembleia Legislativa, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do coronavírus, não deixaram de estar atentas a questões emergenciais. Um exemplo foi a elaboração de leis para reforçar a segurança das mulheres e a sua proteção diante dos casos de agressão, enfrentados dentro de casa. Também foram aprovadas ações e medidas de solidariedade para viabilizar a eficácia do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em todo o Estado.