O prefeito eleito do Recife, João Campos, do PSB, começou a anunciar, em redes sociais, ontem, a equipe que fará parte da sua administração a partir de primeiro de janeiro e divulgou, primeiro, os gestores de duas áreas que considera extremamente importantes na sua gestão: a Saúde e a Educação. Para esta última, foi indicado o professor Fred Amâncio, que nos últimos seis anos vem comandando a secretaria estadual de Educação, sendo apontado por especialistas de todo o país como um dos melhores gestores estaduais no Brasil. Já para a Pasta da Saúde, optou pela sanitarista Luciana Albuquerque, doutora em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em Saúde Pública. Luciana é natural de Cajazeiras, no Sertão paraibano, filha de José Bezerra Gomes (Louro) e Maria Lúcia de Albuquerque, neta de D. Mãezinha e Arcanjo (in memoriam), casada com o odontólogo George D’Angelo e mãe do menino Lucca D’Angelo.
João Campos explicou que a formação de Luciana, que há cinco anos atua como secretária executiva de vigilância em saúde do governo de Pernambuco, “será fundamental para a gestão da área num momento tão complexo, inclusive com a missão de discutir, planejar e implementar o processo de recepção da vacina contra o coronavírus e de imunização da população”. Acrescentou que ela vai ajudar, ainda, a cuidar do sistema já existente e contribuir para a expansão da rede de atenção básica e para a construção do Hospital da Criança, um dos seus compromissos de campanha. Luciana fez mestrado em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco. Já o secretário Fred Amâncio, de acordo com o prefeito eleito, “vai contribuir muito para a revolução que pretendemos fazer na educação da nossa cidade”.
O prefeito eleito mencionou como projetos prioritários da gestão o aumento das vagas em creches e o lançamento de um robusto programa para alfabetização das crianças na idade certa. Frederico da Costa Amâncio é natural de Paulo Afonso, na Bahia, formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Tem MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro. Em 1995, ele foi aprovado em concurso para auditor fiscal do Tesouro Estadual, lotado na Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Em março de 2010 assumiu o comando da pasta da Saúde, deixando o cargo em 211 para ocupar a vice-presidência do Porto de Suape. Também foi secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. João Campos é filho do ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em acidente aéreo em São Paulo, e foi eleito prefeito do Recife em segundo turno este ano, derrotando sua prima legítima Marília Arraes, que concorreu pelo PT.