Nonato Guedes
O prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), promete acabar hoje o suspense alimentado desde a sua vitória em primeiro turno, no dia 15 de novembro, com relação a nomes que formarão o seu secretariado e ocuparão outros cargos da estrutura administrativa. O anúncio será feito através de redes sociais e é grande a expectativa nos meios políticos e junto à população da cidade. A informação que vazou nas últimas horas é que haverá predominância de quadros técnicos na composição da equipe do gestor que toma posse sexta-feira para um mandato de quatro anos, tendo como vice Lucas Ribeiro, do PP, mas também será levado em conta o fator político, com prestigiamento de pleitos de aliados que formaram com sua campanha.
Bruno Cunha Lima é um dos últimos a divulgar nomes que irão auxiliá-lo na nova administração da segunda cidade do Estado. Ele justificou a demora pela necessidade de fazer avaliações de nomes e, ao mesmo tempo, esgotar consultas entre forças que somaram na campanha em que derrotou postulantes influentes como a esposa do senador Veneziano Vital, Ana Cláudia, e o deputado estadual Inácio Falcão. O novo prefeito de Campina Grande conduziu uma transição pacífica com a equipe de assessores do atual prefeito Romero Rodrigues, que o apoiou decididamente na disputa. Sua prioridade, como deixou claro, é o enfrentamento à pandemia do coronavírus, sequenciando ações deflagradas pela gestão de Romero. Nesse sentido, Bruno Cunha Lima já manteve audiência com o governador João Azevêdo (Cidadania) no Palácio da Redenção para discussão de ações conjuntas no combate à calamidade. Entre jornalistas, há curiosidade sobre a manutenção, ou não, do secretário de Saúde, Felipe Reul, que se destacou na gestão de Romero em plena fase da pandemia.
Por sua vez, o prefeito Romero Rodrigues, que está concluindo oito mandatos consecutivos à frente dos destinos de Campina Grande, assinou um decreto que exonera, a partir do dia 31 deste mês, todos os ocupantes de cargos comissionados da prefeitura de Campina Grande. O objetivo é facilitar os passos do novo prefeito e o seu próprio planejamento. Romero Rodrigues e Bruno Cunha Lima já deixaram claro que haverá continuidade de ações administrativas, respeitado, entretanto, o estilo do novo prefeito, que já se articulou, também, com autoridades federais, especialmente do Ministério da Saúde, discutindo o esquema de distribuição de vacinas contra a Covid-19. Campina Grande deve ser uma da primeiras cidades do interior do Nordeste contemplada com o plano de imunização elaborado pelo governo federal, conforme já foi anunciado. Romero Rodrigues frisou que acredita na gestão exitosa de Bruno Cunha Lima, considerando que ele está preparado para dirigir os destinos da população e tem conhecimento da máquina administrativa nos seus diferentes aspectos.