Nonato Guedes
Ao tomar posse, ontem, na Câmara Municipal, como prefeito de João Pessoa, o ex-governador Cícero Lucena (PP) prometeu “arregaçar as mangas” e trabalhar para a solução dos problemas e desafios urgentes como o enfrentamento à Covid-19, bem como a retomada do desenvolvimento econômico, que ficou paralisado por causa da epidemia do novo coronavírus. “João Pessoa tem pressa e cobra de nós soluções imediatas para seus desafios”, mencionou o gestor. É a terceira vez que Lucena, natural de São José de Piranhas, no Sertão, se investe no comando dos destinos da Capital. Ele tem como vice Léo Bezerra, que reiterou o compromisso de atuar decisivamente ao lado do titular. Após a cerimônia na Câmara, Lucena foi ao Paço Municipal onde houve a transmissão de cargo por Luciano Cartaxo (PV), que governou a cidade por oito anos.
Cícero Lucena já anunciou para hoje atividades conjuntas com secretários que nomeou para começar a implantar o plano de governo defendido na campanha eleitoral, em que venceu no segundo turno o candidato do MDB, Nilvan Ferreira. No Centro Administrativo Municipal, a transmissão de cargo teve número restrito de convidados, incluindo familiares do prefeito e vice, como reflexo do protocolo de segurança recomendado em face da pandemia de Covid. Na Câmara Municipal, no entanto, houve sinais de aglomeração, devido ao espaço estreito do plenário e à posse conjunta de vereadores que integram a nova legislatura. O gestor reafirmou o compromisso assumido na campanha de realizar o “melhor governo” da sua vida e, para isso, pediu a união e a colaboração dos diversos segmentos da sociedade. Assegurou ter perdoado as críticas que sofreu, por parte de adversários, na disputa encerrada com a efetivação do segundo turno em 29 de novembro do ano passado
– Foi a população que manifestou o desejo de mudança, a vontade de ver construídas as bases de uma cidade que se aproxima de um milhão de habitantes e precisará gerar empregos, ofertar Saúde e Educação para todos, através de um serviço público moderno e desburocratizado. “Aqui estou, João Pessoa! Para enfrentar o maior desafio da nossa geração, eu disse sim! Sim para o chamado de um povo que buscou um construtor para erguer os alicerces de uma cidade mais humana, justa, solidária e inovadora”, discursou o prefeito Cícero Lucena. Ao mesmo tempo, o alcaide fez questão de tranquilizar a população, informando que o município já possui um plano de imunização delineado e pronto para ser colocado em prática no instante em que a vacina chegar, após autorização por parte da Anvisa. Ele foi enfático ao deixar claro que o vírus “não tem passaporte, bandeira ou ideologia, e precisa ser enfrentado com a união de todos, mas enquanto a vacina não chega, vamos cuidar da prevenção e assistência aos infectados”.
Em meio a agradecimentos a líderes do PP, partido pelo qual disputou as eleições, ao governador João Azevêdo (Cidadania) que o apoiou na campanha e ao vice Léo Bezerra, que aceitou dividir com ele responsabilidades e alegrias, Cícero Lucena anunciou: “Nosso novo padrão será a excelência nos serviços, transparência, eficiência e probidade”. Nesse sentido, garantiu que será rigoroso no controle e na condução dos investimentos públicos. “Cumpriremos os compromissos de campanha e honraremos esta terceira oportunidade que nos é dada pelo povo de João Pessoa, custe o que custar”, asseverou Lucena. Ele recordou que no período da campanha eleitoral buscou o diálogo com toda a sociedade e conseguiu formar uma base de apoio de diversas correntes. “Todos comprometidos com um futuro melhor para a nossa cidade. Não temos tempo para brigas e disputas individuais. O foco é o trabalho”. Todo o evento foi transmitido pelas TVs Câmara e Cidade de João Pessoa, além do YouTube da prefeitura municipal de João Pessoa e das redes sociais do próprio Cícero Lucena.